Fato Verdade

Importância dos povos indígenas na formação da capital baiana é tema de programa transmitido neste sábado na TV Bahia

Importância dos povos indígenas na formação da capital baiana é tema de programa transmitido neste sábado na TV Bahia

Exibição começa logo depois do Altas Horas (Rede Globo).

A TV Bahia transmite, neste sábado (22), uma produção de cerca 40 minutos que apresenta as contribuições dos povos originários na formação da cidade de Salvador. O programa vai ao ar logo depois do Altas Horas (Rede Globo).

O programa é uma edição especial baseada na terceira temporada da série Uma História Chamada Salvador (UHCS), que é focada nas contribuições dos habitantes que viviam no continente antes da chegada dos portugueses.

Na primeira temporada do UHCS, foi abordada a relação entre os portugueses e o processo de formação na capital baiana. Na segunda, foi a vez de estabelecer relações entre povos do continente africano e a cultura de Salvador. Na última temporada, foram apresentadas as contribuições dos povos originários na cultura soteropolitana.

Entre os destaques no programa estão um sítio arqueológico parcialmente explorado e esquecido em um dos bairros mais populares de Salvador, além de itens que contam a história dos soteropolitanos como assadores, urnas funerárias, utensílios e armas de centenas de anos.

Os povos ancestrais forjaram costumes e comportamentos que estão entranhados no dia a dia de Salvador e vai além da rede, farinha e tapioca. A Urbanização da capital colonial seguiu padrões da cultura Indígena, que também moldou nossa fala e dieta alimentar.

Uma História Chamada Salvador tem direção de Ana Luiza Carvalho, reportagem de Mauro Anchieta e imagens de German Maldonado, Clériston Santana e Jefté Souza. A edição é de Melissa Fernandes e Douglas Oliveira.

Fonte: g1

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *