Governo cria Ação Integrada de Combate ao Coronavírus

Governo cria Ação Integrada de Combate ao Coronavírus

Tendo como proposta intensificar as medidas de enfrentamento à Covid-19 e conter o avanço do número de casos confirmados da doença no município, a Prefeitura de Camaçari montou na manhã desta sexta-feira (29/5), uma Ação Integrada de Combate ao Coronavírus para atuar por toda a cidade. E para alinhar e definir as estratégias de atuação, o prefeito Elinaldo Araújo recebeu na sala de reuniões da Secretaria do Governo (Segov), representantes das principais secretarias que estão trabalhando na linha de frente durante a pandemia.

Neste contexto, a partir da próxima quarta-feira (3/6), equipes da Secretaria da Saúde (Sesau) farão a aplicação de testes rápidos nos bairros e localidades com maiores quantitativos de casos positivados para coronavírus. Outra medida será a verificação dos locais que contém criadouros do Aedes aegypti na cidade, a fim de prevenir a população de eventuais doenças como a dengue, zika e chikungunya. Segundo o órgão, de janeiro a maio deste ano, já foram registradas mais de 600 notificações em Camaçari.

Na oportunidade, a Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) atuará na identificação dos cidadãos que estejam em situação de vulnerabilidade social ou que por conta da pandemia tiveram suas fontes de renda prejudicadas, com a proposta de poder contemplá-los com benefícios socioassistenciais. Durante as ações, a pasta também dará continuidade às distribuições de máscara de proteção facial reutilizável, o que já vem ocorrendo desde o início deste mês.

“Estou muito preocupado com o cenário que estamos lidando neste momento de crise. Venho acompanhando diariamente os números emitidos pela nossa Vigilância Epidemiológica e observo que, precisamos mais do que nunca que todo o governo esteja empenhado para nos livrarmos, o quanto antes, deste vírus. Por isso, é fundamental a criação desta ação integrada, pois cada ação que definimos aqui é com o objetivo de proteger a nossa população”, ressaltou o chefe do Executivo, Elinaldo Araújo ao longo da reunião.

A Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp) reforçará as atividades de higienização e desinfecção nos pontos onde normalmente ocorre uma grande concentração e circulação de pessoas, como praças, passarelas, arredores de agências bancárias e lotéricas, unidades de saúde, entre outros espaços. Os agentes de limpeza utilizarão como ferramentas de trabalho caminhão-pipa, pipajet, borrifadores e pulverizadores.

E para contribuir com a efetividade da ação, conscientizar a população sobre os riscos de aglomerações, e a importância de manter o distanciamento e isolamento social, a força-tarefa montada entre a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) e Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) intensificará a fiscalização do comércio local.

Participaram do encontro o secretário do Governo, José Gama Neves, o subsecretário da Secretaria da Administração (Secad), André Anilton dos Santos, além dos secretários da Sesau, Luiz Duplat, da Sedes, Andréa Montenegro e da Sesp, Armando Mansur.