Calendário letivo e formação continuada são debatidos em reunião por videoconferência

Calendário letivo e formação continuada são debatidos em reunião por videoconferência

O prefeito Elinaldo Araújo participou, na tarde desta quinta-feira (4/5), de uma reunião virtual com a equipe de consultores do Programa Educar Pra Valer, para tratar da educação no município, no contexto da pandemia do novo coronavírus e medidas restritivas que impedem a realização das aulas presenciais nas escolas. A secretária da Educação, Neurilene Martins, e a gerente de currículo, Hosana Gonçalves, também participaram do encontro interativo por videoconferência.

Na ocasião, o gestor municipal reiterou o compromisso de continuar empenhado na busca por garantir a continuidade do processo de qualificação da educação pública na cidade, mesmo em um período em que a saúde e o social requerem atenção especial. “Fico feliz em contar com vocês, do Educar Pra Valer, nessa missão de oferecer para a população de Camaçari um ensino cada vez mais qualificado e transformador. Estamos em um momento difícil, mas juntos vamos salvar o ano letivo e manter as nossas crianças aprendendo e evoluindo”, comentou.

A secretária Neurilene destacou a importância de planejar a continuidade dos estudos na rede pública municipal com o apoio de uma consultoria qualificada e com expertise. “Agradeço por essa parceria, essa presença qualificada, que tem nos ajudado a evoluir através da formação dos professores e gestores escolares, bem como através da rotina de encontros, ocasião e que compartilhamos experiências e debatemos sobre os melhores caminhos para impulsionar a educação”, comentou, informando que o calendário letivo foi um dos temas discutidos na reunião.

Sobre o planejamento de alternativas para o retorno das aulas, ainda sem data definida, foram alinhadas estratégias de acolhimento que vão desde os aspectos sanitários, até as abordagens socioemocionais. O coordenador-geral do Educar Para Valer, Veveu Arruda, parabenizou o município pelo interesse demonstrado com o intuito de elevar a qualidade do ensino, mesmo durante a interrupção das aulas presenciais por conta da Covid-19. “Elinaldo é uma das boas referências que temos quando se trata de prefeitos dedicados à educação. É um grande apoiador das ações do Educar Pra Valer e quem mais ganha com isso são os estudantes”, avaliou.

“Nós estamos montando a logística pra salvar o ano letivo. Entregamos kit escolar, fardamento, mochila, tênis, livros didáticos, além do material do Educar Pra Valer. Com a suspensão das aulas presenciais, criamos um ambiente virtual, online, pra os alunos terem acesso às atividades pela internet. Para os que não têm acesso, estamos entregando material em mãos. Também montamos conselhos de apoio nas escolas, para interação com as famílias, e ainda realizamos a entrega mensal do Vale Merenda”, listou o prefeito.