Atenção Básica avança nos últimos três anos

Atenção Básica avança nos últimos três anos

Em tempos de enfrentamento à pandemia gerada pelo novo coronavírus é notado o quão importante é ter uma rede de saúde bem estruturada. E uma das preocupações da gestão municipal nos últimos três anos tem sido a requalificação das unidades de saúde e fortalecimento dos serviços ofertados pelo departamento da Atenção Básica da Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari.

De 2017 até o momento, foram requalificadas mais de 35 unidades de saúde; reativados 32 consultórios odontológicos; 15 salas de vacinação voltaram a funcionar e foram informatizadas; a saúde da família foi ampliada em mais nove equipes; houve a ativação da Academia da Saúde em Arembepe; ativação da Unidade de Saúde da Família (USF) do Caminho do Mar; a ampliação do número de exame preventivo e de teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS); 40 salas de curativos estão em funcionamento; e foi realizada a implantação da USF do Jardim Limoeiro II.

Ainda na Atenção Básica, a Sesau destaca o trabalho feito pelos núcleos de saúde, como saúde do idoso, hiperdia, saúde da criança, saúde bucal, combate à tuberculose e hanseníase, nutrição, entre outros.

O secretário da Saúde, Luiz Duplat ressalta que esses foram apenas alguns dos avanços na atenção primária à saúde. “Além de todo o investimento em infraestrutura, buscamos, através do diálogo com os servidores, melhorar o atendimento oferecido. Sabemos que ainda temos muito a melhorar. Mas, não podemos negar os avanços e os esforços empenhados em oferecer um serviço de saúde digno para nossa população”.