Casa da Criança e do Adolescente promove inclusão através da arte

Casa da Criança e do Adolescente promove inclusão através da arte

Um espaço lúdico e com atividades socioeducativas, assim é o Casa da Criança e do Adolescente de Camaçari. Importante equipamento público de inclusão social que vem estimulando o aprendizado por meio da arte com a oferta gratuita de diversos cursos. No local, meninos e meninas de 6 a 17 anos, podem escolher e participar das aulas de capoeira, flauta, violão, percussão, canto, bateria, dança contemporânea, ballet, inglês e teatro, além do artesanato que é destinado aos pais e/ou responsáveis dos estudantes.

Inaugurada em 1991, ao longo dos anos o Casa da Criança vem revelando grandes talentos e beneficiando de maneira contínua mais de 600 jovens. Em agosto deste ano, o equipamento completará 29 anos de história. Para estimular a convivência social e fortalecimento de vínculo com a família, o ingresso dos alunos acontecem através do encaminhamento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de abrangência, de acordo com a localidade a qual reside.

Com o objetivo de expandir a oferta e descentralizar as atividades, o projeto Casa da Criança itinerante atua de maneira semanal em diversas localidades do município, a exemplo de Cajazeira de Abrantes. A iniciativa permite ampliar as possibilidades de acesso à educação por meio das produções artísticas e culturais, na sede e costa de Camaçari.

Para proporcionar um ambiente mais acolhedor, no espaço foram executadas obras de requalificação na área interna e externa. As principais intervenções realizadas estão relacionadas com a melhoria da acessibilidade, adequação dos banheiros, construção de rampas e uma brinquedoteca, guarda-roupas e instalação do piso tátil.

O local também foi contemplado com reformas nas estruturas dos banheiros, telhados e guarda-corpos de ferro – estrutura montada para evitar acidentes -, substituição dos portões, e manutenções nas redes elétricas e hidráulicas.

A Casa da Criança e do Adolescente oportuniza o protagonismo artístico e cultural das crianças e adolescentes do município, permitindo que usem a criatividade de diferentes formas. O centro ainda fomenta a busca pelo conhecimento por meio de ferramentas lúdicas, bem como o aperfeiçoamento das habilidades cognitivas.

O ambiente é administrado pela gestão municipal, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) e está localizada na Rua do Telégrafo, s/nº, Centro. Por conta da pandemia do novo coronavírus, as aulas presenciais precisaram ser suspensas. Neste contexto, para que as crianças continuem sendo assistidas no período de isolamento social, os educadores estão realizando atividades de maneira virtual através de vídeo aulas.

Para mais informações ou esclarecimentos, o cidadão pode entrar em contato com o núcleo por meio do Plantão Virtual, através do número (71) 98303-8127. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.