ISSM presta contas de 2019 em audiência pública virtual

ISSM presta contas de 2019 em audiência pública virtual

Nesta quarta-feira (24/6), o superintendente do Instituto de Seguridade do Servidor Municipal (ISSM), Pedro Guimarães, apresentou a prestação de contas do órgão referente ao ano de 2019 junto à Câmara Municipal de Camaçari, por videoconferência. A audiência foi presidida pelo vice-presidente da Casa Legislativa, vereador Dílson Magalhães, e contou com a participação de outros vereadores, que fizeram intervenções e questionamentos.

A apresentação foi iniciada com um panorama sobre o Regime Próprio de Camaçari e seu funcionamento, destacando-se a importância da boa gestão dos recursos para a garantia do pagamento dos benefícios atuais e futuros.

Em 2019, o ISSM alcançou resultados financeiros expressivos decorrentes dos investimentos e da compensação previdenciária. “Em 2019, foram arrecadados quase R$ 55 milhões com compensação e com a rentabilidade da carteira de investimentos, o que nos deu um superavit financeiro de 37%. A carteira do instituto teve uma rentabilidade de 131% da meta atuarial, melhor resultado dos últimos 5 anos”, explicou Pedro Guimarães.

Durante a apresentação, o superintendente citou ainda a relação entre servidores ativos e inativos, que é de 2,9, e comentou sobre a média de idade do servidor municipal aposentado, que é de 58 anos. Após a apresentação, os vereadores puderam comentar e esclarecer dúvidas. “Gostaria de agradecer e parabenizar os servidores do ISSM pela preocupação com a segurança previdenciária dos servidores. O instituto está nas mãos de uma pessoa competente e conseguiu demonstrar todos os avanços”, avaliou o vereador Elias Natan.

Em seguida, o superintendente esclareceu dúvidas dos vereadores Jackson Josué e Flávio Matos sobre investimentos específicos realizados pelo órgão nos anos anteriores. O vereador Dílson Magalhães encerrou a audiência parabenizando o superintendente e sua equipe: “A explanação feita hoje aqui foi muito esclarecedora e muito transparente, uma marca dessa gestão do ISSM. Os números apresentados deixam os servidores do município confortáveis, sabendo que o que vem sendo descontado em folha vem sendo bem gerido para sua aposentadoria, e os inativos sabendo que seus direitos serão honrados e cumpridos por uma gestão qualificada e técnica”, pontua.

A Audiência completa está disponível neste link, no canal da Câmara Municipal, no Youtube.