Prefeitura executa o maior programa de requalificação de vias da cidade

Prefeitura executa o maior programa de requalificação de vias da cidade

Melhorar a mobilidade urbana de Camaçari tem sido uma preocupação constante da administração municipal. E para que as intervenções atendam as necessidades da população, o governo, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) não tem medido esforços para que os serviços básicos, a exemplo da pavimentação asfáltica, chegue aos quatro cantos da cidade, priorizando locais que antes eram só de barro ou possuíam apenas paralelepípedos. Com os trabalhos, a cidade tem sido contemplada com o maior programa de pavimentação e requalificação asfáltica da história do município.

Desde o início da gestão, em 2017, 118 ruas da sede e 154 da costa do município foram contempladas com a camada de asfalto e se encontram com condições de trafegabilidade muito melhores. São aproximadamente 72 mil metros de extensão de asfaltamento já concluído, e o trabalho não para. Este ano, mais 82 ruas estão em obras, sendo 40 na sede e 42 na costa, o que representa aproximadamente 26 quilômetros de via recebendo nova pavimentação.

O processo de modernização das vias da cidade é contínuo e, visando garantir e facilitar o deslocamento da população que mora em áreas mais afastadas, a prefeitura de Camaçari investiu em melhorias nas estradas vicinais. Foram concluídos 18 trechos e sete estão em andamento, que juntos representam em torno de 18 metros de extensão de pavimentação asfáltica.

Entre os trechos já contemplados estão: Trecho Estrada da Cordoaria; Ladeiras 3, 4, 5, 6, da Barragem e Sucupira, todas também da Cordoaria; Ladeira das Piabas 2; Ladeira Brejo da Pedra e Rua Alto da Capelinha, ambas em Monte Gordo; Ladeira do Lodo, em Tiririca; Ladeira do Piriquito, na Via Cascalheira; Ligação Cascalheira com Açu da Capivara; Rua Sucupió, em Vila de Abrantes; Ladeira da Piada, em Arembepe; Ladeiras 1 e 2, em Coqueiros de Arembepe; Estrada, Ladeira e Rua da Mesqueira.

Em andamento, nas Estradas Vicinais, os serviços acontecem na Ladeira da Estiva, em Arembepe; Ladeira Pedágio; Piraciba I e II; Ladeira do Jordão; Ladeira Brejo com Capoeira Feia e Brejo da Pedra; e Ligação Alto da Mira com São Bento.

A Seinfra informa ainda que em função dos desgastes causados por fenômenos climáticos, ação do tempo e pela própria rodagem de veículos, a Prefeitura de Camaçari está trabalhando no recapeamento asfáltico de diversas ruas simultaneamente, tanto na sede quanto na costa de Camaçari. Desde o início da gestão, 207 ruas na sede e 86 ruas da costa já foram contempladas, somando mais de 60 mil metros de extensão de asfalto.

Além disso, mais de 30 vias da sede e da costa, entre ruas, avenidas e travessas, foram ou estão sendo contempladas pelo Programa de Mobilidade Urbana, que consiste na total requalificação da pista e dos passeios, melhorando a condição de trânsito para condutores e pedestres, de forma inclusiva, com atenção a instalação de rampas e pisos táteis para uso por pessoas com mobilidade reduzida e deficiência visual, além de construção de ciclovias e delimitação de ciclofaixas.

Ao todo, foram mais de 20 quilômetros de extensão de vias requalificadas e mais de 132 mil m² de passeios construídos. O serviço continua em mais quatro vias neste ano, que somam aproximadamente 4,5 quilômetros de pista e 34.115 m² de passeios. Outras quatro vias já estão na programação e irão receber, em breve, os serviços de mobilidade urbana.

FONTE: ASCOM CAMAÇARI