Serviços de varrição e roçagem mantem Camaçari limpa

Serviços de varrição e roçagem mantem Camaçari limpa

Uma cidade limpa e bem cuidada é o desejo de todos, para isso a Prefeitura de Camaçari trabalha diariamente em todo o município, com serviços de varrição e roçagem executados pela Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp). Ambos são executados de forma manual e mecanizada.

Em média, passam por varrição manual 21 mil quilômetros de vias por mês. Já através da limpeza mecanizada, são mais de 10 mil quilômetros por ano, só em 2020, até o mês de maio já foram percorridos com auxílio de varredeira mais de 4,5 mil quilômetros.

Trabalham na varrição manual, 12 fiscais e, aproximadamente, 240 varredores, que atuam das 6h às 14h20, de segunda a domingo, no entanto, no domingo só atuam com 20% do efetivo. Na região do Centro, o serviço conta com equipe das 14h às 22h20. Nas ruas principais a varrição é realizada diariamente e nas secundárias algumas são diárias e outras alternadas.

Para trabalhar, os varredores contam com pontos de apoio e de lá seguem para a área de atuação. Na sede, eles estão localizados na avenida Acajutiba, na Gleba A, no Dois de Julho e no Centro Comercial (Feira), e os da Costa ficam em Catu de Abrantes, Vila de Abrantes, Jauá, Arembepe, Barra do Jacuípe, Monte Gordo e Barra do Pojuca. A depender do deslocamento é possível que o profissional vá direto para o setor de trabalho.

A varrição mecanizada trabalha à noite, de acordo com uma programação, de terça a sábado. Neste serviço são utilizadas uma varredeira e uma carregadeira Bobcat, além de dois agentes de limpeza.

A roçagem manual do município é realizada por oito equipes especiais, cada uma contendo cinco operadores de roçadeira e dez agentes de limpeza, já na mecanizada, há um trator roçadeira e mais dois agentes de limpeza. A programação com os bairros em que as equipes vão atuar é realizada de acordo com a solicitação da Sesp.

FONTE: ASCOM CAMAÇARI