Pessoas em situação de rua podem contar com o Centro Pop

Pessoas em situação de rua podem contar com o Centro Pop

Uma das marcas da atual gestão municipal foi o fortalecimento do social, com atuação em várias frentes. O Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) é uma delas, e passou por mudanças importantes, como uma nova sede no Centro da cidade com acessibilidade, equipe técnica completa e regularização da alimentação.

O Centro Pop representa um local de referência para o alívio social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito, ofertando empreendimentos individuais e coletivos. A equipe é composta por uma coordenadora, um assistente social, uma psicóloga, quatro educadores sociais, um motorista, uma recepcionista, vigilante e duas auxiliares de serviços gerais.

O novo espaço, inaugurado em agosto de 2019, possibilitou o acesso dos assistidos ao serviço, já que agora encontra o Centro da cidade e segue as orientações técnicas do Ministério da Cidadania. O local também é possível, além de atendimento psicossocial técnico, realização de atividades em grupo, oficinas socioeducativas, atividades com parceiros da rede socioassistencial, rodas de conversa, feiras de saúde bucal, mulher, homens e atividades musicais, que ressocialize os assistidos e obtenha uma reinserção no convívio social, despertando a consciência como cidadãos de direitos e deveres.

Nesse período, o Centro Pop ainda passou a contar com um carro exclusivo, plotado, para a realização de buscas ativas do público-alvo. Com todas essas ações, houve um aumento no número de empreendimentos, que já atingiu sua capacidade técnica máxima de acordo com a normativa, que é aproximadamente 100 membros por mês, com uma média de 50 pessoas por dia.

A população atendida pela unidade recebe diariamente café da manhã e almoço, conta com espaço para banho e benefícios eventuais, além de serem contemplados com outras iniciativas, como o recebimento da Cesta de Páscoa. Por causa da pandemia causada pelo Covid-19, outras ações foram consideradas para atender a esse público, como promoção de vacinação contra influenza sazonal, distribuição de 100 máscaras faciais e 50 recipientes com álcool em gel a 70% e teste rápido para a Covid19.

Nesse período, o Centro POP está funcionando diariamente com horário diferenciado, incluindo fim de semana e feriado, para que as pessoas cadastradas possam fazer higiene e realizar duas refeições, o café da manhã e o almoço. A equipe técnica também já fez o levantamento dos assistentes que possuem o perfil para receber o auxílio de aluguel, que estão sendo encaminhados para análise e concessão posterior.

FONTE: ASCOM CAMAÇARI