Redes de supermercados de Camaçari passam por fiscalização

Redes de supermercados de Camaçari passam por fiscalização

Dando continuidade às ações de fiscalização no comércio da cidade, na manhã desta segunda-feira (6/7), a Prefeitura de Camaçari vistoriou dois estabelecimentos do ramo de supermercados. A medida tem o intuito de garantir o cumprimento dos decretos municipais instituídos, visando diminuir o aumento do número de casos do novo coronavírus no município.

A ação foi executada por uma equipe de fiscais da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), que contou com apoio de agentes da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), além do suporte de policiais do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Os supermercados visitados foram, o Hiper Unimar, localizado no bairro Alto da Cruz, e o Atacadão Novo Mix, situado no bairro Dom Avelar.

No ato da ação, foram observados se os estabelecimentos estavam exercendo suas atividades dentro das determinações estabelecidas pelos órgãos de saúde, a exemplo, da higienização de toda a ambientação do espaço, sobretudo, das superfícies onde as pessoas têm maior contato. Outro ponto verificado foi o distanciamento entre os clientes nas filas, bem como o uso das máscaras de proteção facial.

Na ocasião, a equipe realizou um trabalho de orientação aos responsáveis dos estabelecimentos, houve, ainda, distribuição de máscaras artesanais de tecido, e as pessoas foram orientadas acerca da importância do distanciamento social, a fim de evitar a transmissão da Covid-19. Nos dois comércios foi verificado que a situação encontrava-se dentro do estabelecido.

De acordo com a declaração do fiscal de Frente de Loja do supermercado Hiper Unimar, Genisson Gilfone Junior, o estabelecimento está buscando atender a todas as determinações exigidas pela administração municipal. Ele falou ainda que acha importante a realização de vistorias constantes, pois serve como mais uma forma de disciplinar os clientes e fazer com que eles entendam a importância dessas medidas.

Segundo o gerente do Atacadão Novo Mix, José Luiz Santos, a rede além de cumprir às exigências, está sempre aberta às novas medidas de combate e enfrentamento à doença em prol do bem-estar da população. Ele reforçou dizendo que a prefeitura está de parabéns agindo dessa maneira.

Daniel Martins Silva, 43 anos, morador do bairro Gleba A, tem pais idosos e enquanto estão cumprindo o isolamento social só contam com ele para resolver as coisas na rua, e por isso ele reforça que é muito gratificante saber que a prefeitura se preocupa com a população. “A gente se sente mais seguro em sair na rua, sabendo que os órgãos de fiscalização estão atuando pra manter tudo em ordem”, destacou.

Conforme o fiscal do Uso do Solo e do Meio Ambiente da Sedur, Murilo Mota Junior, que na oportunidade estava à frente da ação, além das vistorias e rondas constantes em todos os cantos da cidade, as equipes atendem as denúncias feitas pela população. “São reclamações diversas, desde a aglomeração nas ruas e em estabelecimentos comerciais, a poluição sonora em festas, com descumprimento do distanciamento social, dentre outros. A comunidade precisa se conscientizar do problema que estamos enfrentando, dar mais valor à sua vida e a do próximo para evitar situações desagradáveis e constrangedoras, além do aumento do número de casos na cidade”, pontuou.

Vale ressaltar que as ações de fiscalização vêm ocorrendo de maneira contínua na sede e orla do município. Todos os fiscais que estão atuando na linha de frente estão devidamente identificados com coletes padronizados, com a logomarca da prefeitura e crachá.

Em caso de descumprimento das medidas, o cidadão pode colaborar fazendo a denúncia por meio do canal “Alô Sedur”, através do 0800 284 6734. As reclamações podem ser feitas todos os dias da semana, das 8h às 23h.

FONTE: ASCOM CAMAÇARI