Jardim Limoeiro é contemplado com ação integrada

Jardim Limoeiro é contemplado com ação integrada

A ação integrada de enfrentamento à Covid-19, promovida pela Prefeitura de Camaçari, chegou ao bairro Jardim Limoeiro nesta sexta-feira (10/7). A comunidade local e do entorno teve a oportunidade de ter acesso a diversos serviços, sem precisar se deslocar para outros lugares. E o melhor, sem aglomeração, atendendo às medidas determinadas pelos órgãos de saúde e tendo acesso a benefícios diversos.

Entre os serviços ofertados estava a tão aguardada testagem rápida, do tipo sorológico, que detecta anticorpos da Covid-19, que foram realizados na Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Limoeiro II. Através do exame, o senhor Américo Francisco dos Anjos, 61 anos, descobriu que foi infectado e não sabia. Para ele, foi uma surpresa saber que testou positivo. “Apesar de ter tido alguns sintomas há uns 30 dias, eu não imaginava que tivesse sido por conta de ter contraído a doença. Mas graças a essa ação da prefeitura, estou sabendo agora”, declarou o trabalhador autônomo.

Para realizar o exame é preciso atender aos seguintes critérios: a pessoa deve ter idade acima de 60 anos; ser profissional de saúde ou de segurança; portador de doenças crônicas sintomáticos; fazer parte do público considerado economicamente ativo, com idade entre 15 a 59 anos, com sintomas; ou pessoas que tiveram contato com pacientes que testaram positivo.

Para o senhor José Narciso Marques, 71 anos, morador de uma casa vizinha à USF, é muito importante a prefeitura realizar ações como essa na cidade. “A comunidade fica muito feliz e agradecida em saber que as autoridades se preocupam com ela. Nos sentimos acolhidos e isso é formidável”, ressaltou o aposentado.

A ação integrada reúne diversas secretarias com a oferta de diversos serviços ao mesmo tempo. Além da testagem rápida, promovida pela Secretaria da Saúde (Sesau), a Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp) realizou desinfecção, higienização ou sanitização dos equipamentos públicos, em que ocorre grande circulação de pessoas; a pasta do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) participou entregando benefícios, como Vale Cesta ou os auxílios que compõem o Programa Municipal Mão Amiga; a Secretaria da Habitação (Sehab) distribuiu máscaras artesanais reutilizáveis à população, bem como panfletos informativos sobre a doença; e a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), deu apoio ordenando o trânsito durante a realização da ação.

Confira a programação dos bairros que serão os próximos a receber a ação. Lembrando que em todos os locais, os serviços têm início a partir das 9h.

Distrito Sanitário da Sede
14/7- Camaçari de Dentro – no entorno da unidade de saúde
17/7- Gravatá – no entorno da unidade de saúde
21/7- Nova Aliança – no entorno da unidade de saúde
24/7- Renascer (Phoc) – no entorno da unidade de saúde
28/7- Nova Vitória – no entorno da unidade de saúde
31/7- Ponto Certo – no entorno da unidade de saúde

Distrito Sanitário de Abrantes
14/7 – Abrantes- Local: Praça da Matriz
16/7 – Catu de Abrantes- Local: Em frente à USF
21/7 – Arembepe – Local: Em frente à UBS

Distrito Sanitário de Monte Gordo
14/7 – Cetrel – Local: Conjunto Residencial Caminho do Mar
16/7 – Barra do Jacuípe – Local: Em frente à escola Darcy Ribeiro
21/7 – Monte Gordo – Itaipu – Local: Em frente à Escola Municipal Prof.ª Marcelina Bispo da Silva

FONTE: ASCOM CAMAÇARI