Ações integradas de combate ao coronavírus chegam ao bairro Gravatá

Ações integradas de combate ao coronavírus chegam ao bairro Gravatá

O bairro Gravatá recebeu na manhã desta sexta-feira (17/7) as ações integradas de enfrentamento ao novo coronavírus. Executadas pela Prefeitura de Camaçari, por intermédio de diversas secretarias municipais, essa é mais uma das estratégias adotadas pela administração municipal que visa combater a pandemia na sede, costa e zona rural da cidade.

A iniciativa reúne a oferta de diversos serviços ao mesmo tempo, que beneficiam a comunidade local e moradores do entorno, a exemplo da testagem rápida; da desinfecção, higienização ou sanitização dos equipamentos públicos, em que ocorre grande circulação de pessoas; distribuição de benefícios e auxílios socioassistenciais; além da distribuição de máscaras artesanais reutilizáveis à população, bem como panfletos informativos sobre a doença.

As ações integradas de enfrentamento à Covid-19 foram retomadas no dia 7 de Julho. Desde então, na sede do munícipio, os serviços já foram realizados nos bairros Gleba B, Jardim Limoeiro e Camaçari de Dentro. De acordo com a diretora do Distrito Sanitário da Sede, Lidiane Santos, mais de 600 pessoas foram testadas. “O procedimento é muito rápido. Após a equipe de saúde avaliar o paciente, e caso seja constatada a necessidade da realização do exame, o resultado sai em 15 minutos. Se for positivo, a pessoa passa por uma consulta médica. Se for negativo, nós orientamos para que ela continue seguindo as medidas de higiene e distanciamento social”, pontuou a profissional.

O atendimento às pessoas que passaram pela testagem rápida foi realizado na frente da unidade de saúde do bairro. A busca pelo procedimento, que detecta anticorpos da Covid-19, foi alta. Entre os que passaram pelo exame está o senhor Elias Magalhães, 63 anos, morador do bairro Gleba A. Mesmo sem apresentar sintomas, mas pelo fato de fazer parte do grupo de profissional da área de saúde, fez questão de ser testado. “Aproveitei que a ação chegou aqui na região e vim saber se, por um acaso, fui infectado. Mas, graças a Deus, tá tudo bem comigo”, declarou o técnico em radiologia ao parabenizar a prefeitura por estar realizando a iniciativa de forma ordenada, sem aglomeração, e sem precisar fazer a população se deslocar para outros lugares.

Para realizar a testagem rápida são seguidos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que preconiza que os exames sejam aplicados somente após avaliação médica, em pessoas acima de 60 anos; profissionais da área de saúde e segurança, bem como aqueles com quem dividem o ambiente residencial; portadores de doenças crônicas sintomáticos; e população economicamente ativa, de 15 a 59 anos, com sintomas. Pessoas de 1 mês a 14 anos de idade farão o teste mediante a apresentação de sintomas com mais de sete dias.

Além da Secretaria da Saúde (Sesau), responsável pelo direcionamento das ações, a iniciativa envolve as secretarias dos Serviços Públicos (Sesp), do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) e da Habitação (Sehab), além da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT).
Confira a programação dos bairros que serão os próximos a receber a ação. Lembrando que em todos os locais, os serviços têm início a partir das 9h.

Distrito Sanitário da Sede

21/7- Nova Aliança – no entorno da unidade de saúde
24/7- Renascer (Phoc) – no entorno da unidade de saúde
28/7- Nova Vitória – no entorno da unidade de saúde
31/7- Ponto Certo – no entorno da unidade de saúde

Distrito Sanitário de Abrantes

21/7 – Arembepe – Local: Em frente à UBS

Distrito Sanitário de Monte Gordo

21/7 – Monte Gordo – Itaipu – Local: Em frente à Escola Municipal Prof.ª Marcelina Bispo da Silva

FONTE: ASCOM CAMAÇARI