Lauro de Freitas sedia o 3º Encontro de Prefeitos e Prefeitas da RMS

Lauro de Freitas sedia o 3º Encontro de Prefeitos e Prefeitas da RMS

Tendo como pauta principal a implantação, de forma segura, da primeira fase do protocolo de retomada da economia, ocorreu na tarde desta quinta-feira (16/7) o 3º Encontro de Prefeitos e Prefeitas da Região Metropolitana de Salvador (RMS), no Centro Administrativo de Lauro de Freitas.

Durante o encontro, os participantes compartilharam a atual situação a respeito da taxa de ocupação geral de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) das cidades que compõem a RMS, que teve uma queda e está em 77%. O recomendado no plano de retomada do comércio para a região é que esse percentual esteja em, pelo menos, 75%. Nos últimos 15 dias, essa taxa era de 86%.

Confiante com os rumos que o comitê dos prefeitos está tomando, o prefeito Elinaldo Araújo falou que para o enfrentamento ao novo coronavírus, é fundamental a tomada de decisões unificadas e alinhadas. ”Foi isso que nos propomos e é isso que estamos conseguindo fazer”, destacou o gestor municipal ao declarar, com tranquilidade, que se a taxa de ocupação das UTIs seguir baixando, ainda esse mês consegue implantar a primeira fase do protocolo de retomada da economia em Camaçari.

“A nossa meta é abrir o comércio e permanecer com ele aberto. A administração municipal está fazendo a sua parte para atingir essa finalidade. Não quero que aconteça em nosso município o que aconteceu em outras cidades, que reabriram e, por conta da elevação dos casos, voltaram a fechar. Para isso, contamos com a colaboração de toda a população no que diz respeito ao cumprimento dos protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19”, ressaltou.

As deliberações e os encaminhamentos para contribuir com as medidas sanitárias, que visam a implantação do plano de reabertura do comércio de forma unificada nas cidades da RMS, serão apresentados, de forma virtual, ao governador do Estado, Rui Costa, nos próximos dias, quando ocorrerá a próxima reunião.

Novas definições serão tomadas pelo comitê de prefeitos na próxima quinta-feira (23/7), em reunião presencial, que acontecerá na cidade de São Francisco do Conde.

Ainda participaram do encontro, os gestores das cidades de Lauro de Freitas, Moema Gramacho; de Simões Filho, Diógenes Tolentino; de São Sebastião do Passé, Breno Moreira; de Dias d’Ávila, Jussara Márcia; e de Madre de Deus, Jaílton Santana. O coordenador Estadual de Imunização e Vigilância Epidemiológica das Doenças Imunopreveníveis, Ramon Saavedra, também esteve presente no encontro. Os prefeitos dos demais municípios da região mandaram representantes.

FONTE: ASCOM CAMAÇARI