Produção de lixo domiciliar aumenta durante o isolamento social em Camaçari

Produção de lixo domiciliar aumenta durante o isolamento social em Camaçari

A produção de lixo doméstico no município aumentou significativamente nos últimos quatro meses. De acordo com a Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), o aumento na produção de lixo residencial foi em média de 1.200 toneladas/mês em relação ao mesmo período do ano passado.

Isso se deve as determinações de isolamento social e à prática do home office (escritório em casa), como medidas de prevenção e combate à disseminação do novo coronavírus, o que levou as pessoas a ficarem mais em casa, e, consequentemente, ao aumento no consumo doméstico por parte da população.

Contudo, os serviços de coleta de lixo domiciliar e entulhos continuam sendo realizados em toda Camaçari mesmo com a redução do quadro de profissionais da Naturaly Ambiental – empresa prestadora do serviço –, uma vez que os colaboradores tiveram que ser direcionados para a realização dos trabalhos de desinfecção, higienização ou sanitização, que são executados na sede, costa e zona rural do município.

O gestor da pasta, o secretário Armando Mansur, entende que esse aumento na produção de lixo é algo natural. “Já que a população intensificou o consumo de alimentos, seja os que são feitos em casa ou comprados via delivery”, pontuou.

De acordo com o responsável pela Sesp, houve também um aumento da população flutuante no município. “Pessoas que vieram para as casas de praia do nosso litoral para passar esse período de pandemia e com isso, colaborando com esse aumento na produção do lixo”, ressaltou.

Mesmo com as medidas temporárias adotadas pela prefeitura, de prevenção e controle para enfrentamento da Covid-19, nesse período de pandemia, caso a população precise fazer denúncia, solicitação, reclamação ou sugestão poderá entrar em contato com a Sesp por meio da Coordenação de Limpeza Urbana no e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos contatos telefônicos: (71) 3622-7710, (71) 99119-8048 ou 99951-0191.

FONTE: ASCOM CAMAÇARI