Roberto Jefferson derruba alianças com PT e DEM

Roberto Jefferson derruba alianças com PT e DEM

O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, começou a cumprir a promessa feita no início do mês. Na ocasião, o ex-deputado federal assinou resolução proibindo alianças de petebistas com partidos da esquerda. A mesma regra valeria para DEM e PSDB.

Depois do aviso, Jefferson agiu nesta sexta-feira, 18. Segundo informações divulgadas no site do próprio PTB, o diretório nacional anulou as convenções realizadas pelo comando local da sigla em seis cidades:

  • Águas Lindas de Goiás (GO);
  • Fortaleza (CE);
  • Osasco (SP);
  • Presidente Prudente (SP);
  • Salvador (BA);
  • São Bernardo do Campo (SP).

PT e DEM na mira

As alianças locais estavam sendo definidas com candidatos de PT e DEM. Em São Bernardo do Campo, por exemplo, o diretório municipal do PTB havia indicado a advogada Ana Paula Lupino para ser vice da chapa liderada por Luiz Marinho. Prefeito da cidade do ABC Paulista de 2009 a 2016, Marinho teve como vice um petebista: o cantor Frank Aguiar.

“O PTB tem reforçado sua posição de colocar-se como resposta, em oposição a partidos comunistas e socialistas, que historicamente eram os únicos reconhecidos como representantes da classe trabalhadora”, diz, assim, trecho do comunicado divulgado pelo partido de Roberto Jefferson. Aliás, a legenda vê DEM e PSDB como de esquerda.

Escolhido pelo atual mandatário de Salvador para ser o representante da situação no pleito deste ano, Bruno Reis (DEM) não terá o PTB na coligação. No entanto, o partido de Roberto Jefferson confirmou apoio ao candidato do DEM em outra capital nordestina. Dessa forma, Mendonça Filho tentará se tornar o próximo prefeito do Recife com o PTB como parceiro.

FONTE: REVISTA OESTE