Itacimirim recebe pela primeira vez certificado Bandeira Azul

Itacimirim recebe pela primeira vez certificado Bandeira Azul

Camaçari alcançou mais uma posição de destaque no que se refere ao desenvolvimento do turismo da cidade. O motivo se dá pelo município ter se consolidado como o único do Nordeste a ter duas praias com o certificado Bandeira Azul. A oficialização do ato aconteceu nesta sexta-feira (4/12), com o hasteamento da bandeira que simboliza o programa, na Rua 9, próximo ao acesso da Praia da Espera, em Itacimirim. Antecedendo a solenidade, ainda foi realizada no mesmo dia, a renovação do selo da praia de Guarajuba, que recebe o título pelo segundo ano consecutivo.

O prefeito, Elinaldo Araújo, e vice-prefeito, José Tude, fizeram questão de participar da solenidade que marca a primeira certificação da praia de Itacimirim. “Ao longo da minha gestão, eu tenho reunido todos os esforços necessários para fazer com que a nossa cidade se desenvolva cada vez mais. Tenho certeza que com essa certificação, fortaleceremos o turismo e a economia da Costa de Camaçari”, declarou o chefe do Executivo.

Na oportunidade, a Secretária do Turismo de Camaçari, Lucia Bichara comentou sobre a importância e o que representa ter duas praias do município com o selo Bandeira Azul. “Estaremos na vitrine internacional do turismo mostrando que temos um diferencial de todas as praias existentes, justamente por possuir uma das maiores certificações ecológicas do mundo. Então significa dizer que estamos no caminho certo, na proteção do meio ambiente, na qualidade da análise da água, da balneabilidade e educação ambiental”, explicou. A gestora ainda acrescentou, que a expectativa é que a praia de Arembepe também possa receber a certificação.

Para que uma praia seja contemplada com a certificação, é preciso seguir rigorosamente 34 critérios, que tem como base quatro temas relacionados à gestão ambiental, educação ambiental, segurança e serviço, além da qualidade da água. O certificado Bandeira Azul ainda é considerado um dos mais importantes rótulos ecológicos internacionais de sustentabilidade que é concedido às comunidades que se esforçam para gerenciar seus ambientes naturais.

Durante o seu discurso, a coordenadora nacional do programa, Leana Bernardi, falou que é uma satisfação poder retornar ao município para consolidar a renovação do certificado de Guarajuba e a entrega da primeira bandeira de Itacimirim. “É um prazer estar aqui em Camaçari mais uma vez. Desta vez, com a missão de entregar bandeiras em duas praias. O prêmio Bandeira Azul diferencia essa praia das demais, ela se torna um atrativo mais especial dentro do município, estado e até mesmo no país”, ressaltou ainda parabenizando ao prefeito pela participação de Camaçari no programa.

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, a cerimônia ocorreu seguindo as determinações sanitárias, com a limitação de acesso e estabelecendo o distanciamento social. Um totem com álcool em gel foi disponibilizado para a higienização das mãos.

O evento ainda contou com a presença do presidente do conselho de moradores de Itacimirim, Carlos Eduardo; do líder de Relações Institucionais e Comunicação da Cetrel, Luciano Fiuza; representantes da 59º Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM); dos deputados estaduais da Bahia, Sandro Régis e Paulo Câmara, autoridades do poder Legislativo municipal, secretários e membros da sociedade civil organizada.

FONTE: ASCOM CAMAÇARI