Prefeitura dá início à Semana de Mobilização Contra o Aedes Aegypti

Prefeitura dá início à Semana de Mobilização Contra o Aedes Aegypti

Com as mensagens “Não dê asas ao mosquito”, “Todo dia é dia de combater o Aedes” e “Combata o mosquito! E você? Já combateu o mosquito hoje? Proteja sua família ”, a Secretaria de Saúde (Sesau) de Camaçari, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), deu início nesta segunda-feira (7/12), à Semana de Mobilização Contra o Aedes Aegypti, em diversos pontos da sede e costa do município.

Os Agentes de Combate às Endemias (ACE), ao longo do dia, afixaram cartazes em comércios, repartições públicas e privadas, além da exposição de faixas informativas. Na sede, como equipes percorreram o Centro da cidade e os bairros Alto do Triângulo, Jardim Panorama, Natal, Verdes Horizontes, Phoc III, Camaçari de Dentro, Nova Vitória, Novo Horizonte e Jardim Limoeiro.

Na oportunidade, o supervisor geral do CCZ, Edson Ramos, aproveitou para acompanhar uma das equipes na Praça Abrantes e emite uma mensagem de alerta para uma população. “Sabemos que os números de casos aumentam no município e no Brasil, então buscamos fazer esse controle. Em meio à pandemia, como pessoas estão mais em casa e pedimos que os munícipes façam a sua parte, cuidem dos seus depósitos, das suas casas, porque isso vai fazer com que esse número de casos abaixe. Temos essa preocupação em meio à nossa sociedade ”, disparou.

Para a dona de casa, Antônia Bastos, ter campanhas de conscientização como essa “é bom, pois chama atenção da população”, opinou, ainda dizendo os cuidados e medidas que adota em sua residência para evitar a proliferação do mosquito. “Minhas caixas de água são tampadas, limpo meu quintal e eu não deixo nada que possa acumular água. Tomo muito cuidado sobre isso ”, finalizou.

Já na costa do município, os agentes colaram cartazes informativos em frente a alguns específicos comerciais das comunidades da Barra do Jacuípe, Monte Gordo e Barra do Pojuca. Já na zona rural em Rancho Alegre, na localidade de Arembepe, ocorre como atividades de mensagem dialogada, afixação de cartaz e visita domiciliar, em conjunto com a Equipe Itinerante da Atenção Básica.

Atento e preocupado em manter a sua casa limpa para combater o Aedes Aegypti, o segurança André Oliveira, comentou sobre a importância das ações de mobilização no município. “A gente vivencia um momento como essa pandemia e com a questão do mosquito, eu tenho certeza que vai aumentar a gravidade da situação na questão da saúde. Por isso, em minha opinião é bastante importante que a prefeitura cuide dessa ação e os moradores da cidade também façam a sua parte ”, expressou.

A Semana de Mobilização Contra o Aedes Aegypti seguirá ocorrendo por toda a cidade até o dia 11 de novembro. Acompanhe a programação abaixo:
Distrito Sanitário Sede

8/12

Atividades: Sala de espera em unidades de saúde; Intensificação das atividades de atividades de pontos estratégicos; Intensificação de orientações sobre prevenção às arboviroses nas redes Sociais.
Local: Alto do Triângulo, Jardim Panorama, Natal, Verdes Horizontes, Phoc III, Camaçari de Dentro, Nova Vitória, Novo Horizonte, Jardim Limoeiro e Centro.

Distrito Sanitário de Abrantes

8/12

Atividades: Mensagem dialogada, afixação cartazes e visita domiciliar, em conjunto com Equipe Itinerante da Atenção Básica.
Local: Piabas - em Arembepe (Zona Rural)

9/12

Atividades: Visita domiciliar, com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) E ACE da localidade, notificação dos casos suspeitos / agendamento da coleta de sague, quando necessário, mensagem educativa através do carro de som, afixação de cartazes nos comércios locais.
Local: Rua da Grama, em Fonte da Caixa - Vila de Abrantes.

10/12

Atividades: Visita domiciliar com os ACSs E ACEs da localidade, notificação dos casos suspeitos e agendamento da coleta de sague, quando necessário; mensagem educativa através do carro de som; afixação de cartazes nos comércios locais.
Local: Jauá.

11/12

Atividades: Visita domiciliar com os ACS E ACE da localidade; Casos de caso suspeitos e agendamento da coleta de sague, quando necessário; mensagem educativa através do carro de som; afixação de cartazes nos comércios locais.
Local: Catu de Abrantes (Sucupió)

Distrito Sanitário de Monte Gordo

8/12

Local: Barra do Jacuípe
Atividade: Sala de espera na Unidade de Saúde de Barra do Jacuípe.

Local: Monte Gordo
Atividade normal

Local: Barra do Pojuca
Atividades: Exposição dialogada com afixação de cartazes nos comércios locais.

9/12

Local: Barra do Jacuípe
Atividade normal

Local: Monte Gordo
Atividade normal

Local: Barra do Pojuca
Atividade normal

10/12

Local: Barra do Jacuípe
Atividade: Inspeção de ponto estratégico

Local: Monte Gordo
Atividade: Sala de espera na Unidade de Saúde

Local: Barra do Pojuca
Atividade: Sala de espera na Unidade de Saúde

11/12

Local: Barra do Jacuípe
Atividade normal

Local: Monte Gordo
Atividade: Inspeção de ponto estratégico

Local: Barra do Pojuca
Atividade: Inspeção de ponto estratégico

FONTE: ASCOM CAMAÇARI