Diversos pontos da cidade foram beneficiados com limpeza de canais e drenagem

Diversos pontos da cidade foram beneficiados com limpeza de canais e drenagem

De forma preventiva e buscando solucionar os problemas ocasionados pelas chuvas nos diversos canais e córregos do município, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), realizou diversas ações de desobstrução da rede de drenagem. Desde o início de 2017, vários pontos, entre sede e costa, foram assistidos com os serviços de limpeza de rios e canais, além de micro e macrodrenagem.

Com a proposta de dar mais fluidez às águas pluviais, evitando possíveis alagamentos, uma administração realizada diversas obras de contenção, com a melhor estabilidade de prover estabilidade e evitar deslizamentos de terra. De acordo com técnicos da Seinfra, o trabalho que ocorreu de forma rotineira, durante os últimos quatro anos, foi necessário devido ao acúmulo de água e dejetos nas ruas, o que implicava em inúmeros riscos para uma população, além de desencadear sérios problemas de saúde .

Na sede, uma prefeitura executou limpeza em 56 canais e na costa, em outros 35. Os trabalhos que foram efetuados incluem o desassoreamento (limpeza e remoção de areia, sedimentos ou outros detritos acumulados no fundo de rios e córregos), retirando o lixo depositado irregularmente. A ação de limpeza ainda contou com a operação de capinação, destocamento (limpeza de solo através da retirada dos tocos ou restos de árvores), escavação e remoção de resíduos.

A gestão também já realizou serviços de drenagem em 61 trechos da sede e em outros 32 pontos da costa. Os trabalhos envolvam limpeza de rios e córregos (macrodrenagem); manutenção preventiva da rede de microdrenagem, especialmente a limpeza de bueiros do sistema de águas pluviais; limpeza de encostas, drenagem superficial de águas lançadas nas encostas, manutenção e recuperação da pavimentação asfáltica, limpeza de fossa, dentre outros.

Mais serviços de contenção e estabilização de encosta foram feitos pela administração municipal. Na sede, as obras foram finalizadas nas seguintes localidades: Camaçari de Dentro, Avenida Doutor Manoel Mercês (antiga Radial B), Gleba A, Gleba E, Morro da Manteiga, Nova Vitória, Bairro dos 46 e no Dois de Julho. Na costa, as obras de contenção foram concluídas na Rua Manoel Leal, em Barra do Jacuípe; na Travessa Cascalheira e nas ruas da Lavra e Alto da Liberdade, em Monte Gordo; e nas ruas Simara Ellery e Marechal Deodoro, ambas em Catu de Abrantes.

FONTE: ASCOM CAMAÇARI