Localidade de Santa Rita recebe sementes e adubos

Localidade de Santa Rita recebe sementes e adubos

Com muita expectativa, a Associação dos Produtores Rurais de Camaçari (APRC) da localidade de Santa Rita recebeu sementes e adubos da Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), nesta quarta-feira (17/3). Este foi o primeiro dia de entrega de materiais adquiridos com recursos próprios para estimular a agricultura local, com investimento de mais de R$ 250 mil.

O secretário do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Antônio Falcão, acompanhou a distribuição e falou sobre a intenção da pasta, que, de forma pioneira, está entregando um dos melhores adubos do mercado e calcário. “Trabalhamos com foco no desenvolvimento. E, hoje, estamos fortalecendo os nossos agricultores familiares, conscientizando, para que nós possamos ser até um Polo Agrícola, futuramente”. O titular ainda destacou que o investimento no segmento, como gerador de emprego e renda, é uma decisão da atual gestão municipal.

Ao todo, serão entregues 2,5 toneladas de sementes de milho, feijão e hortaliças, que devem beneficiar cerca de 600 agricultores de 15 localidades. E, por entender e ouvir as demandas dos produtores, foram incluídas na distribuição, 100 toneladas de adubo orgânico do tipo torta de mamona, um dos melhores para produção, e outras 100 toneladas de calcário.

O presidente da APRC, João Bosco, fez uma avaliação positiva da entrega, “para nós, agricultores, é gratificante essa ajuda. Vamos dar segmento, essas sementes vão gerar muito mais sementes”. Ele ainda explicou que a entrega será feita de forma individual para os produtores, respeitando as normas sanitárias, como uso do álcool em gel, uso de máscaras e de distanciamento social.

A APRC é uma entidade com 270 associados, devidamente cadastrada, documentada, organizada e apta a receber todos os benefícios do governo. De acordo com o número de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) válida, no local serão beneficiados 72 agricultores e cada um receberá dois quilos de milho, dois sacos de adubo torta de mamona e outros dois de calcário. As sementes de feijão e hortaliças serão entregues posteriormente.

Através da associação, uma das beneficiadas foi a produtora familiar, Maria Jesus de Souza, 59 anos, que recebeu um dos kits e afirmou que já iniciou o preparo do terreno. “Já capinei a frente da casa toda para plantar. Estou feliz, direto na roça”. Ela afirmou ainda que recebe as sementes todos os anos e que já fica na expectativa, aguardando.

Estas entregas estão feitas diretamente às associações rurais, mas o produtor individual ainda pode realizar o cadastro até o dia 1º de abril, na Sedap, para receber o material. Para se inscrever é preciso apresentar a DAP válida, documento de identidade, CPF, comprovante de residência e título de eleitor.

Ainda nesta quarta-feira foram entregues os materiais nas localidades de Pião Manso e Santa Maria. Confira a programação da distribuição para as associações:

- Dia19/3 (sexta-feira) - Pau Brasil, Açu da Capivara e Rancho Alegre;
- Dia 22/3 (segunda-feira) - Alameda do Rio, Conceição de Abrantes e Cordoaria;
- Dia 24/03 (quarta-feira) – Tiririca e Joia do Rio
- Dia 26/03 (sexta-feira) - Coqueiro de Monte Gordo, Km 22, Lagoa Seca e Cancelas

FONTE: ASCOM CAMAÇARI