Mais de 2 mil pessoas foram vacinadas contra a Covid no final de semana

Mais de 2 mil pessoas foram vacinadas contra a Covid no final de semana

Até a noite do domingo (21/3) foram vacinadas com a primeira dose 12.089 pessoas e com a segunda dose 3.167. Somente no último final de semana, dias 20 e 21 de março, 2.071 cidadãos foram contemplados com a primeira imunização. A partir desta segunda-feira (22/3) estão sendo vacinados idosos de 70 anos acima e pacientes em hemodiálise.

Outro importante avanço no final de semana foi a significante redução na procura de pacientes sintomáticos dos serviços de urgência e emergência. “Tivemos uma redução de 50% de pessoas procurando nossas unidades nos finais de semana. Isso mostra que as medidas restritivas e preventivas têm surtido efeito. Porém, ainda estamos num momento delicado no que diz respeito a ocupação de leitos e paciente ativos no município. Por isso, não podemos baixar a guarda. Esta redução na procura é apenas o início dos efeitos positivos”, explicou Elias Natan, secretário da Saúde.

De acordo com o boletim epidemiológico registrado no último domingo (21/3), atualmente há em Camaçari 1.832 casos ativos da Covid-19. A ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) continua crítica e 100% utilizados. Os leitos clínicos estão num cenário melhor devido a abertura de novos 20 leitos na semana passada no Centro Intermediário de Enfrentamento ao Coronavírus (CIEC). Nesta segunda-feira (22/3), o CIEC tem 90% de ocupação e os leitos do Caps 15% de ocupação.

A Secretaria da Saúde reafirma a necessidade de manter as medidas restritivas para que ocorra uma queda também na ocupação dos leitos de UTI. “Estamos avançando na vacinação, a população está consciente na obediência às medidas restritivas, com isso estamos conseguindo conter o crescente no pico da pandemia. Mantendo essas medidas, em breve entraremos numa curva decrescente de ocupação de leitos, casos ativos e novos casos. Por isso, peço à população para continuarmos unidos neste momento”, afirmou Elias Natan.

FONTE: ASCOM CAMAÇARI