Escola Formadora faz acolhimento da equipe gestora

Escola Formadora faz acolhimento da equipe gestora

Foi realizado nesta segunda-feira (5/4) o 1º webinar, Escola Formadora 2021: Edição Especial, com o tema “Mais e Melhor Educação em Casa: princípios e horizontes”. Este foi o acolhimento da equipe gestora das unidades, que é formada por gestores, vice-gestores, coordenadores e secretários escolares, mas os professores também puderam participar.

O evento teve como pauta: acolhimento; devolutivas, com avaliação do projeto, avaliação diagnóstica de saída; e repositório escolar. Além da apresentação da Jornada Pedagógica 2021 que este ano terá o tema “Reinvenções de si e da escola em tempos de pandemia: histórias que narram a condição humana”, com orientação das etapas: da dimensão escolar, comitê de famílias e estudantes; dimensão coletiva, em rede.

Este ano, a Jornada Pedagógica será diferenciada. Nesta primeira semana, de 5 a 9 de abril, será realizado um planejamento interno, na perspectiva do ensino remoto; na segunda etapa, na semana que vai de 12 a 16 de abril, será para o atendimento dos estudantes e da família. Já a terceira fase, ocorrerá entre os dias 19 e 23, e contemplará ações de dimensão coletiva, em rede, momento que serão realizadas conferências, palestras e mesas temáticas, com o público docente e não docente.

A secretária da Educação, Neurilene Martins, deixou uma mensagem para os presentes. “Sintam-se abraçados por todos os estudantes de Camaçari. É preciso falar de esperança todos os dias para que a gente não esqueça que ela existe. Com o entendimento de que precisamos, mais do que nunca, ser uma rede que acolhe”.

A titular da pasta ainda fez a apresentação da Jornada Pedagógica, que tem dentre os objetivos: aprimorar a inteligência colaborativa da rede para qualificar o planejamento do Projeto Mais e Melhor Educação em Casa 2021, e acolher as subjetividades que constituem as identidades dos educadores na relação entre pessoalidade e profissionalidade no âmbito dos aspectos socioemocionais. Na oportunidade, ela ainda apresentou nomes que estarão presentes na iniciativa, são eles: Conceição Evaristo, Ilan Brenman, Pedro Bandeira e Mia Couto.

Ainda fizeram apresentações, a doutora em Educação e Contemporaneidade, Ana Sueli Pinho, que tratou sobre o tema “Tempo Escolar e pandemia: o que mudou?”, do pedagogo e mestre, Márcio Vila Flor, que falou sobre “Narrativas Curriculares – Saberes/Fazeres em rede: tempo de ensinar e aprender”, e da presidente do Conselho Municipal de Educação, Lenieverson Nascimento, que apresentou o calendário do ano letivo de 2021, que foi validado e contará, por exemplo, com oito sábados letivos, um por mês, e diferença de carga horária diária que atende a legislação.

FONTE: ASCOM CAMAÇARI