ISSM ultrapassa meta de investimentos em 2019

ISSM ultrapassa meta de investimentos em 2019

No ano de 2019, o Instituto de Seguridade do Servidor Municipal (ISSM) alcançou um resultado histórico em seus investimentos, obtendo um rendimento 31% superior à meta prevista para o período, que era de 10,56%. Com isso, os rendimentos dos investimentos chegaram a R$ 43,9 milhões, o que representa um aumento de 382,8% em relação aos rendimentos do ano anterior, quando o retorno da carteira foi de R$ 11,4 milhões.

“O excelente resultado da gestão dos investimentos do ISSM no exercício de 2019 é um indicador de que os órgãos responsáveis pelos investimentos do instituto estão tomando decisões acertadas, garantindo o pagamento dos benefícios previdenciários aos atuais e futuros aposentados e pensionistas”, comenta o superintendente do Instituto e gestor de recursos do Comitê de Investimentos, Pedro Guimarães.

“Diversos fatores contribuíram para o excelente resultado de 2019, entre eles a nova gestão do Instituto, a capacitação contínua do Comitê e as novas estratégias de investimentos adotadas, passando de um perfil extremamente conservador para um perfil moderado”, analisa a servidora Acácia Reis, que presidiu o Comitê de Investimentos em 2019.

A boa gestão dos investimentos é fundamental para a manutenção de qualquer Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) a longo prazo, uma vez que viabiliza não apenas o pagamento dos benefícios previdenciários dos segurados já aposentados, como também garante o pagamento dos futuros aposentados e pensionistas.

O órgão que auxilia o Instituto no cumprimento desta finalidade é o Comitê de Investimentos, responsável por pesquisar, propor, modificar e recomendar as melhores alternativas de investimentos financeiros, observando as metas instituídas na Política de Investimentos.

A Política de Investimentos, por sua vez, é o documento com vigência de um ano que estabelece a forma de gerenciamento dos investimentos e desinvestimentos dos recursos financeiros, segundo as normas e diretrizes referentes à gestão dos recursos financeiros do RPPS. Ela é elaborada anualmente pelo Comitê de Investimentos e aprovada pelo Conselho Administrativo e Previdenciário, podendo ser revista e alterada durante o decorrer do ano, conforme entendimento conjunto da Diretoria, do Comitê de Investimentos e do Conselho de Administração.

Tanto a Política de Investimentos quanto os relatórios mensais de investimentos estão disponíveis no portal do ISSM.