Reunião com gestores escolares debate avanços para o ano letivo 2020

Reunião com gestores escolares debate avanços para o ano letivo 2020

Com a proximidade do início do ano letivo, programado para o dia 10 de março, as atividades de planejamento envolvendo os profissionais da rede municipal de ensino se intensificam. Na tarde desta sexta-feira (28/2), a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), promoveu um encontro com gestores e vice-gestores escolares com o intuito de apresentar as últimas atualizações sobre a Jornada Pedagógica 2020 e transmitir orientações para otimizar a atuação desses profissionais frente às unidades de ensino.

A reunião foi organizada pela Diretoria Pedagógica (Dipe) e aconteceu na Sala do Júri do Fórum Clemente Mariani, que ficou lotada. Ao todo, 90 gestores e 100 vice-gestores marcaram presença. Na ocasião, também ocorreu a análise de resultados do Fluxo Escolar 2019, além de uma explanação sobre a funcionalidade do Centro de Referência em Inclusão Escolar (CRIE) enquanto fonte de instruções sobre a melhor forma de lidar com crianças que possuem dificuldade de aprendizagem.

No evento, também houve espaço para abordar o impacto positivo de programas como o Educar Pra Valer (EPV), a Parceria pela Valorização da Educação (PVE) e o Aprova Brasil no cotidiano escolar.

A diretora pedagógica da Seduc, Maria Aparecida de Castro, avaliou o encontro e afirmou que o objetivo foi alcançado. “É uma atividade mensal e esta edição é a primeira do ano de 2020, momento de alinhamento da atividade de gestão escolar, quando, juntos, tratamos das demandas do ano letivo e partilhamos experiências exitosas. E é isso que estamos vendo aqui hoje, um encontro que inspira o melhor de nós na construção de uma educação com qualidade crescente na nossa cidade”, declarou.

Manoel Palma Vidal, 56 anos, gestor do Centro Educacional Darcy Ribeiro, localizado em Barra do Jacuípe, também aprovou a iniciativa da Seduc. “Essa reunião nos permite conhecer novos colegas, trocar experiências de gestão com pessoas que partilham dos mesmos objetivos que os nossos no contexto educacional, e ter acesso a informações e orientações que nos ajudam a desempenhar com eficiência o nosso trabalho. É um momento de crescimento para todos os envolvidos”, definiu.

A professora Ana Sueli Pinho, diretora-geral da Prose7e, participou do encontro e trouxe aos presentes informações sobre a Jornada Pedagógica 2020, que vai acontecer nos dias 6, 7 e 9 de março, com abertura e programação parcial na Cidade do Saber e atividades descentralizadas em outros espaços. “A Jornada Pedagógica 2020 será, também, um momento de culminância destes anos de gestão do prefeito Elinaldo Araújo, para que toda a rede de ensino tenha uma visão de tudo o que foi construído coletivamente em favor da educação de Camaçari”, revelou.