Mercado Municipal de Monte Gordo será totalmente requalificado

Mercado Municipal de Monte Gordo será totalmente requalificado

Tornar o mercado municipal da localidade de Monte Gordo moderno, com ambientes mais ordenados e confortáveis para permissionários e frequentadores. Com essa perspectiva, foi apresentado, na tarde desta sexta-feira (28/2), aos comerciantes do local o projeto de requalificação do equipamento público.

Na ocasião, além da oportunidade de conhecer o projeto, os feirantes puderam opinar, analisar, sugerir mudanças na proposta, tirar dúvidas e interagir uns com os outros para que a intervenção contemple todas as demandas necessárias visando garantir mais qualidade de vida não só a quem trabalha e frequenta o equipamento, mas também aos moradores da região.

Dessa forma, a Prefeita de Camaçari, por intermédio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), pretende democratizar as intervenções consultando a comunidade. A apresentação do plano de requalificação do novo Mercado Municipal de Monte Gordo foi realizada pela coordenadora de projetos da Seinfra, Ana Carolina Visoni, e pelo arquiteto responsável pelo projeto, Samuel Bispo de Souza.

Os negociantes do mercado foram unânimes em dizer que a obra é esperada há muito tempo.  De acordo com Everaldo Cardial Queiroz, 52 anos, que há 30 é permissionário do ramo de alimentos no local, com a intervenção eles vão poder vender seus produtos em um local mais adequado e com mais higiene. “O projeto é muito bom e espero que se reverta também em boas vendas pra gente”, afirmou esperançoso.

Já para a comerciante de bebidas Andresa da Cruz dos Santos, 32 anos, é uma honra ter uma obra dessas no seu local de trabalho. “Um grande sonho que será realizado”, falou. Ela, que há 18 anos possui um boxe no mercado, disse ainda que o equipamento merecia uma organização como essa. “Vai mudar tudo por aqui”, completou.

Após a apresentação do projeto, que ainda passará pelos ajustes e adequações ponderados pelos permissionários, o próximo passo é a aprovação total do mesmo, que na sequência será orçado e licitado. A ideia é que tudo transcorra dentro de um prazo de quatro meses e que a obra tenha início no segundo semestre desse ano, com previsão de conclusão em até seis meses.

Estrutura

O novo Mercado Municipal de Monte Gordo ocupará uma área de 8.700 metros quadrados, dos quais 4.400 serão ocupados pelo mercado propriamente dito, e o restante pelo estacionamento e pala Praça Conselheiro Rafael Vieira, que também será requalificada como prevê o projeto. O local vai abrigar estrutura para cerca de 130 comerciantes de hortifruti, açougue, alimentos e bebidas, artesanato, entre outros itens.

As novidades são inúmeras, entre elas estão: a inclusão de tendas para comercialização de artigos de artesanato; a unificação dos blocos, onde atualmente ficam os açougues e os boxes de venda dos demais produtos; pórtico de entrada; minipalco para apresentação de shows e afins; academia ao ar livre; e a ampliação dos quiosques.

O projeto ainda possui uma estrutura única, que alinha design moderno com sustentabilidade, pois terá painel solar para captação de energia e coleta de água da chuva.

Para promover funcionalidade e facilidade de deslocamento por toda a extensão do imóvel, o equipamento ainda terá área de serviço, com coleta de lixo; drenagem e esgotamento sanitário; estrutura para armazenamento dos equipamentos; sanitários públicos; mobiliários urbanos; pergolado; dentre outros.

Desenvolvido de modo a aproveitar ao máximo a situação e condição topográfica do terreno, no projeto haverá ventilação natural através de espaços com grandes aberturas na cobertura, assim como iluminação natural e conforto visual através das áreas verdes.

A iniciativa tem o intuito de melhor abrigar os trabalhadores que atuam no local, o que vai melhorar tanto o ordenamento quanto as condições de trabalho, conforto e segurança aos comerciantes e aos moradores da comunidade.

A indicação do projeto de requalificação do Mercado de Monte Gordo é de autoria do vereador Vaninho.