Produtores orgânicos participam da terceira oficina de capacitação em Irecê

Produtores orgânicos participam da terceira oficina de capacitação em Irecê

Atendendo a um dos pré-requisitos para a obtenção do selo de produtor orgânico, cerca de cinco representantes dos grupos de produtores rurais de Camaçari participaram da terceira oficina de capacitação, desta vez para o Comitê de Verificação de Olhar Externo. O conteúdo foi ministrado pelo Núcleo Raízes do Sertão, nos dias 27 e 28 de fevereiro, na Pastoral da Criança, em Irecê.

Assim como as oficinas anteriores, os participantes receberam orientações acerca do processo de desenvolvimento da produção orgânica, com base na Lei Federal nº 10.831, de 23 de dezembro de 2003. Na ocasião compreenderam ainda o passo a passo para a fiscalização das unidades produtivas. Após a capacitação, foram criados grupos para o comitê de verificação para avaliação desses espaços, que segundo a Sedap, estão previstas para acontecer em abril deste ano.

A oficina qualifica os agricultores para a obtenção da Certificação Participativa de Produtos Orgânicos, por meio do Organismo Participativo de Avaliação de Conformidades (OPAC) – Rede de Agroecologia Povos da Mata. A iniciativa é proveniente da parceria entre a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), com a Fundação Alphaville.

Ainda de acordo com o órgão, até o fim do mês de maio o município terá o primeiro grupo de agricultores certificados com o selo de produtor orgânico. A conquista da certificação e do selo permitirá a comercialização da produção junto a programas federais e supermercados. Os trabalhadores fazem parte das comunidades rurais da Santa Rita, Alameda do Rio, Pinhão Manso, Santa Maria, Lagoa Seca, Cancelas, Baratas, Joia do Rio, Tiririca, Coqueiro de Monte Gordo e Pau-Brasil.