Secretaria da Saúde presta contas na Câmara Municipal

Secretaria da Saúde presta contas na Câmara Municipal

Na manhã desta sexta-feira (06/3) o secretário da Saúde, Elias Natan, prestou contas na Câmara Municipal de Camaçari sobre o terceiro quadrimestre da pasta em 2019. O gestor, que foi o primeiro na história do município a apresentar pessoalmente as informações sobre a Secretaria da Saúde ao legislativo, aproveitou para fazer também um resumo dos últimos três anos.

Natan apresentou que ao assumir a Sesau em 2017 a missão era tirar o serviço público de saúde do caos encontrado, com unidades de saúde precárias, menos de 15% de salas de vacinação e curativos funcionando, mais de 70% dos consultórios odontológicos fechados, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funcionando com apenas uma ambulância, apenas 15% de medicamentos nas farmácias e serviços suspensos, como o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

“O desafio era imenso. Mas, eu sabia que com o apoio do prefeito Elinaldo e da equipe conseguiríamos mudar aquela realidade e oferecer um serviço de saúde melhor para nossa população. Sei que ainda temos o que melhorar, mas são inegáveis os avanços em todas as áreas da saúde, desde a infraestrutura a oferta de serviço”, disse Elias Natan.

Com muito trabalho pela frente, a primeira ação foi organizar a casa e começar a mudar o cenário. De 2017 para cá foram reinauguradas 34 unidades de saúde com a reativação de 34 consultórios odontológicos; reativação e informatização de 15 salas de vacinação; reabertura de todas as salas de curativos e ampliação do preventivo em todas as unidades básicas de saúde; inauguração da Unidade de Saúde da Família do Jardim Limoeiro e ativação da Unidade de Saúde da Família do Caminho do Mar; criação do Ses@u + Perto de Você que em 22 edições atendeu mais de 40 mil pessoas, aos sábados, na sede, zona rural e costa de Camaçari.

E os avanços não param por aí. Hoje o Samu possui 10 ambulâncias e duas bases, sendo uma em Arembepe e outra na sede de Camaçari; reinauguração do Pronto Atendimento (PA) de Vila de Abrantes, hoje com o nome PA Dr. Artur Sampaio, ampliando os serviços e qualificando o atendimento; implantação do serviço de Raio X 24h na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Arembepe, assim como urgência odontológica, serviço social e laboratório 24h e a ultrassonografia de emergência.

Também foi ampliada a capacidade de internação na UPA da Gleba A com novos leitos; reinauguração do Centro de Especialidades Odontológicas com a implantação do serviço de odontopediatria e prótese dentária com sete consultórios em funcionamento; reinauguração do Centro de Controle de Zoonoses que estava em estado de abandono.

Ampliando a capacidade de exames e especialidades médicas na costa de Camaçari, foi inaugurado o Multicentro de Especialidades do Distrito Sanitário de Monte Gordo com capacidade mensal de 13 mil atendimentos entre exames de imagem, coletas laboratoriais e especialidades médicas, como ortopedia, dermatologia, oftalmologia, gastroenterologia, endocrinologia, cardiologia, ginecologia, pediatria e nutrição.

Outro importante avanço destacado pelo secretário Elias Natan é a criação do primeiro Centro de Atenção à Saúde da Criança do país, integrando uma UPA Pediátrica 24h e uma Policlínica de Especialidades Pediátricas. “São mais de 4.500 atendimentos por mês. Na Policlínica Pediátrica temos 11 especialidades voltadas apenas para nossas crianças. A UPA trabalha 24h com dois médicos pediatras. Hoje nossas crianças têm onde serem atendidas com exclusividade. Recebendo uma atenção especial”, afirmou o secretário da Saúde.

Entre os avanços estão ainda o primeiro mutirão municipal de cirurgias eletivas que realizou mais de 800 procedimentos cirúrgicos; a realização de dois mutirões de cirurgia de catarata; a criação do novo sistema de regulação no segundo semestre de 2019, garantindo o agendamento e marcação de consultas em todas as unidades de saúde.

“Já realizamos mais de 220 mil marcações desde a implantação da nova regulação no dia 6 de setembro do ano passado. Conseguimos com ele garantir cotas de exames e consultas para todas as unidades de saúde. Ainda temos uma fila de espera para algumas especialidades e exames, mas já estamos trabalhando com o prefeito para realizar, ainda este ano, o mutirão de consultas e exames com foco exclusivo na fila de espera. Em nossa gestão não fugimos do problema, encaramos para resolver”, assegurou Elias Natan.

Sobre as metas para 2020, o representante do executivo destacou a reinauguração do PA de Monte Gordo, da UBS do Camaçari de Dentro, a inauguração da farmácia 24h e o início das obras do Multicentro de Especialidades de Vila de Abrantes. “A partir de primeiro de abril não estarei mais na Secretaria da Saúde, mas quem assumir dará continuidade, com certeza, a missão de humanização dos serviços. Pois, não adianta termos unidades novas se não garantirmos um atendimento digno à população. Essa é nossa meta principal desde que iniciamos a gestão”.