Aberta seleção para entrega de kit cultura popular para grupos locais

Aberta seleção para entrega de kit cultura popular para grupos locais

Com a finalidade de promover a valorização da cultura popular do município, a Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria da Cultura (Secult), vai selecionar grupos deste segmento para receber o kit cultura popular, que irá disponibilizar figurinos para a prática das manifestações culturais durante as apresentações. O período de inscrição segue até sexta-feira (13/3).

Serão contemplados grupos da cultura popular que se enquadrem nas seguintes modalidades: bois, cheganças, grupos juninos, caboclos, sambas de roda e de viola. Os interessados deverão se inscrever na Comissão Especial de Avaliação da Secretaria de Cultura (CEASC), situada na Cidade do Saber, à Rua do Telegrafo, s/n, Bairro Natal, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e 14h às 17h, sendo que no dia 13 de março o atendimento será das 9h às 12h. A iniciativa faz parte do Projeto Valorizando Raízes, do Programa Cultura Todo Dia.

No ato da inscrição o representante do grupo deverá ter em mãos as cópias do RG e CPF, preencher a ficha de inscrição, comprovar a sua atuação no município através da apresentação do número de inscrição no Mapa Cultural de Camaçari, que deverá conter imagens, reportagens, cartazes, vídeos, certificados e outros materiais que o proponente julgue importante para essa comprovação.

Serão selecionados até 30 grupos de cultura popular que receberão um kit contendo os figurinos típicos de sua linguagem artística. Em contrapartida, os grupos contemplados ministrarão uma oficina/vivência e uma apresentação em dias e locais definidos pela Secult, proporcionando conhecimento para a população e envolvimento com as manifestações populares.

O Programa Cultura Todo Dia tem como premissa básica o direito à cultura como uma forma de propagação e fomento da cultura popular brasileira, respeitando a existência dos grupos de cultura popular de Camaçari, e promovendo a valorização deste Patrimônio Cultural Imaterial.

A divulgação do resultado de todas as etapas do processo será publicada através do Diário Oficial do Município (DOM) e do Mapa Cultural, devendo ser revelado até o dia 20 de março. Demais informações, bem como o regulamento, a ficha de inscrição e o modelo para descrição do figurino, podem ser obtidos neste link ou através do telefone (71) 3644-9824.

O projeto

A iniciativa tem como objetivos: fomentar a cultura em Camaçari, valorizando as expressões artísticas locais; contribuir para a ampliação e fomento da riqueza cultural no município; promover a valorização da cultura popular, contribuindo para a manutenção e permanência dessa expressão; e influenciar na formação de novos adeptos deste segmento no Patrimônio Cultural Imaterial.

O Projeto Valorizando as Raízes – Kit Cultura Popular visa contribuir para o fomento da cultura popular, valorizando as expressões culturais e artísticas, intervindo de maneira positiva na realidade vivida por este segmento, através do fornecimento de figurinos para os grupos inscritos e selecionados, bem como contribuir para a padronização e organização dos mesmos, incentivando a iniciação e permanência dos alunos nas atividades, além de valorizar a cultura popular de Camaçari.