Defesa Civil se matem em alerta por conta das chuvas

Defesa Civil se matem em alerta por conta das chuvas

As previsões do tempo para o primeiro  trimestre de 2020 indicam um volume de chuva acima da média para vários estados nordestinos. De modo cautelar, a prefeitura de Camaçari, através da Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), se mantém alerta e de plantão para atender qualquer chamado de emergência.

De acordo com o órgão, as pancadas de chuva sobre Camaçari deverão continuar nas próximas horas. Para esta sexta-feira (13/3) a previsão é de chuva rápida durante o dia e à noite. Já no fim de semana há linhas de instabilidade com risco de temporais, com raios e ventos fortes, a temperatura fica com mínima de 24° e máxima de 32°, com ventos de 20 km/h, céu nublado e com chuvas por vezes moderadas acompanhadas de trovoadas.

O coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, informou que montou um esquema especial de monitoramento. “Estamos em alerta desde o início do mês, com equipe dobrada e material a postos. Além disso, o governo vem realizando trabalhos de prevenção há meses, com limpezas de canais, de córregos e de bueiros, em diversos bairros do município”, contou.

Para atender casos de emergência, a Defesa Civil dispõe de caminhão limpa fossa, caminhão jet (utilizado para desobstrução de rede), e material para uso manual. O superintendente de Ordenamento e Fiscalização da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), coronel Pedro Cézar Arcanjo, e a equipe da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) também estão de prontidão.

Ivanaldo acrescentou que, em trabalho paralelo com a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), foi possível perceber um melhoramento no escoamento das águas pluviais, com os serviços de limpeza do canal dos bairros Jardim Limoeiro e Parque das Mangabas, evitando assim o transbordamento da água e possível alagamento, em virtude da chuva que caiu no último final de semana.

Durante as tempestades é importante evitar estacionar ou se abrigar debaixo de árvores, bem como ficar em locais abertos ou propensos para atrair raios. O gestor do órgão chama a atenção da população para adotar alguns comportamentos que podem evitar acidentes nesse período. “Eu peço aos munícipes que não estacionem carros debaixo de árvores ou próximo de bueiros, e que não joguem lixo nas ruas para que as bocas de lobo não entupam”, concluiu.

Em situações de emergência, o morador deve acionar a Defesa Civil através do telefone 199. A ligação é gratuita. As pessoas podem ligar ainda para (71) 3622-7755 ou para o celular corporativo (71) 98796-9858. O atendimento funciona em regime de plantão, 24 horas por dia.