Sedap expõe sistema aquaponia em Mata de São João

Sedap expõe sistema aquaponia em Mata de São João

Tornando-se referência nos segmentos de cultivo de peixes e plantas, Camaçari segue como protagonista deste cenário com a participação pelo terceiro ano consecutivo na Feira da Agricultura Familiar (Agrifam), realizada neste sábado (14/3) e domingo (15/3), na Estação da Alegria, em Mata de São João. O evento contou com a participação de aproximadamente 2 mil pessoas e o município foi representado pela Secretaria da Agricultura e Pesca (Sedap).

Pioneiro em Camaçari, a Sedap aproveitou a oportunidade para montar um protótipo de aquaponia na perspectiva de mostrar a funcionalidade, seus benefícios e eficiência para o produtor rural ou qualquer outro cidadão. No stand, dois servidores ficaram responsáveis por orientar e sanar as dúvidas dos visitantes com interesse em aderir ao sistema, composto por tanque, bomba, filtro e tubos para as plantações.

O sistema consiste na criação de peixes com o cultivo de vegetais com as raízes submersas na água, representa alta produtividade em baixo tempo e não utiliza agrotóxico. De acordo com o órgão, comparado com os métodos convencionais, ele tem uma economia de água de 90% devido ao seu reaproveitamento.

A Agrifam também contou com a exposição de alimentos orgânicos dos agricultores locais, artesãos, apicultura, meliponicultura, plantas e mudas frutíferas, dentre outras atividades.