COVID-19: Novos Fake News em Camaçari

COVID-19: Novos Fake News em Camaçari

Infelizmente novos Fake News estão surgindo em Camaçari após a confirmação do primeiro caso do novo Coronavirus (Covid-19) na cidade. Os Fake News estão causando transtornos às pessoas envolvidas e até ameaças.

A Secretaria da Saúde (Sesau) reitera que todas as notícias atrelando a paciente contaminada a um casamento que ocorreu na cidade ou a uma empresa de medicamento, não passa de especulação das pessoas.

A Sesau, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde não informa dados do paciente exatamente para evitar que este sofra reações de ódio desmerecidas e descabidas por parte da população.

Importante salientar que, principalmente agora, não é hora de notícias falsas (fake news) ou especulações. Isso não ajuda em nada. Apenas causa caos e contenda entre as pessoas.

Quem realmente quiser ajudar Camaçari a vencer esta luta, não compartilhe notícias erradas. Não crie hipóteses infundadas. Qualquer dúvida, entre em contato com os órgãos oficiais e mantenha as medidas preventivas, ficando em casa o máximo possível. Caso contrário, chegará uma hora na qual as pessoas não estarão mais preocupadas em saber como as pessoas contraíram o vírus, pois a situação estará como na Itália ou Espanha, locais em que os casos confirmados são tantos, que não há mais como saber ou monitorar como se deu a contaminação.

A Secretaria da Saúde de Camaçari através do Boletim Epidemiológico, dos canais de comunicação oficial da Prefeitura e com o apoio da imprensa local manterá a população informada diariamente.