Sedap realiza entrega de sementes em 11 comunidades

Sedap realiza entrega de sementes em 11 comunidades

Comprometida em garantir que os agricultores da zona rural de Camaçari recebam os kits de sementes para o plantio no momento de quarentena por conta do coronavírus (COVID-19), nesta sexta-feira (20/3), a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap) deu início à entrega dos benefícios na residência de cada produtor. Pela manhã, a ação foi realizada nas comunidades de Pinhão Manso, localizado no bairro Santo Antônio II, e na Santa Maria.

A presidente da Associação do Movimento dos Agricultores de Camaçari (AMAC) de Pinhão Manso, dona Lurdes Pereira, aprovou a medida adotada pelo órgão. “Nós sabemos que tudo tem custo e muita das vezes não temo condições de comprar esse material. Essas sementes fazem toda a diferença durante o processo produtivo e já é uma grande ajuda. A atitude de vir entregar aqui é muito boa”, salientou.

De acordo com a Sedap, até o domingo (22/3), serão entregues 400 kits, que é equivalente a 2,5 toneladas de sementes. Cada kit é composto por dois quilos de milho e dois de amendoim, já os dois quilos de feijão serão entregues posteriormente. Neste contexto, a logística visa proporcionar mais conforto e comodidade para o agricultor que não precisará se deslocar até a sede da secretaria para retirar o benefício.

O agricultor Carlos dos Santos, conhecido popularmente na localidade de Santa Maria como Lomanto, recebeu o seu kit bastante entusiasmado. “Observei a preocupação da secretaria de avisar que a semente estava chegando e me preocupei em avisar ao pessoal para que os outros produtores venham buscar, claro que um por vez. Estamos felizes porque a nossa semente chegou”, expressou.

Ainda hoje, no período da tarde, a Sedap entregará na comunidade de Pau-Brasil, em Arembepe, e na Alameda do Rio, na Cascalheira. No sábado (21/3), será a vez das localidades de Coqueiro de Monte Gordo, Jordão km-22, Lagoa Seca e Cancelas, localizadas em Monte Gordo, e na sequência em Barra do Pojuca, nas localidades de Joia do Rio 1, 2 e 3, Tiririca, Barata e Lodo. E por último, no domingo (22/3), na Santa Rita, ao longo da Via Parafuso (BA-535).

Para receber as sementes, o produtor rural precisa estar regularizado, com a declaração de Aptidão ao Pronaf (Dap), RG e CPF, e a área a ser plantada precisa passar por avaliação técnica da equipe da Coordenação de Agricultura da Sedap. Para mais informações ou tirar dúvidas, o cidadão poderá entrar em contato por meio dos telefones (71) 3622-7343 e 3622-7303.