Sedec dialoga com segmento empresarial e autoridades policiais por videoconferência

Sedec dialoga com segmento empresarial e autoridades policiais por videoconferência

O atual cenário do comércio de Camaçari se modificou após a pandemia do novo coronavírus, e a pedidos de representantes da sociedade civil, nessa sexta-feira (27/3) e sábado (28/3), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), se reuniu por videoconferências com as entidades do segmento empresarial da cidade.

A primeira reunião ocorreu na sexta-feira, e dentre os temas discutidos, estão os possíveis efeitos da interrupção do comércio e a possibilidade da abertura gradativa das lojas. “É preocupante visualizar todo esse novo contexto socioeconômico e por isso, viemos dialogar com o executivo para buscarmos possíveis soluções para economia local”, citou Juranildes Araújo, presidente do Sindicato do Comércio Patronal de Camaçari e Região (Sicomércio).

Logo após, os representantes da Associação Comercial e Empresarial de Camaçari/ Câmara de Dirigentes Lojistas (ACEC/CDL), Jucimar da Luz, Jurandi da Luz e Pedro Failla, abordaram sobre a criação de um cronograma dos feriados e pontos facultativos do ano, para que sejam revistos e anulados, pois dessa forma, o comércio ganhará mais dias para tentar se reestabelecer economicamente.

Outro quesito tratado durante as videoconferências foi a necessidade de se criar um plano de ação que garanta segurança aos estabelecimentos comerciais nesse período de interrupção das atividades das lojas. “O município possui hoje uma forte plataforma de segurança, que é o Centro de Operações de Camaçari (Cocam), que dispõe de 842 câmeras em toda a cidade. As ferramentas dispostas no equipamento auxiliam em soluções preventivas de vigilância para o comércio”, destacou o Ten. Cel. Gabriel Neto, comandante do 12o Batalhão da Polícia Militar de Camaçari.

Diante da audição do Cocam, o secretário Waldy Freitas, convidou o gestor da Secretaria da Saúde, Dr. Elias Natan, para participar da videoconferência desse sábado, e verificar as informações sobre dados cadastrais dos munícipes dispostas no complexo, como forma de auxiliar na condução dos trabalhos preventivos da saúde municipal. “O Centro de Operações possui largas informações, com números habitacionais, a exemplo da quantidade de idosos por bairro em Camaçari. Isso auxiliará o governo em ações para vacinação”, salientou o gestor Dr. Elias Natan.

Segundo o secretário Waldy Freitas, as reuniões virtuais seguirão para facilitar a comunicação da sociedade com o governo. “Tivemos esses dois primeiros momentos que foram bem esclarecedores e que juntos, vamos buscar novos caminhos para que a população continue com seus direitos garantidos. Além disso, estamos realizando também, videoconferências diárias com nossos profissionais da Central do Empreendedor para que continuemos com plena eficácia no atendimento”, pontuou Waldy Freitas.

Participaram também das videoconferências, a delegada titular da 18ª Delegacia Territorial de Camaçari, Thaís Siqueira, representantes técnicos do Cocam e o assessor executivo da Sedec, Fred Andrade, que intermediou todas as pautas entre as autoridades.