Testagem rápida para Covid-19 começa quarta-feira (15) em Camaçari

Testagem rápida para Covid-19 começa quarta-feira (15) em Camaçari

Após receber 1.200 testes rápidos da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), a Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari informa que a partir da próxima quarta-feira (15/4) começará a realizar testes rápidos para detecção do novo coronavírus. Nesse primeiro momento, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, os testes rápidos serão aplicados em profissionais de saúde e segurança pública sintomáticos, pessoas que apresentem sintomas e que residam com trabalhadores desses segmentos, além de pacientes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Pronto Atendimentos (PAs) com sintomas agudos sugestivos da Covid-19.

O secretário da Saúde, Luiz Duplat, explica como ocorrerá o processo. “Após o paciente ser testado como positivo através do teste rápido, ele é encaminhado para o isolamento domiciliar ou, se estiver com sintomas graves, ficará em isolamento hospitalar. Neste momento, uma coleta dele será enviada para o Laboratório Central – LACEN – para que seja feita a análise oficial com a contraprova”.

Nesta primeira fase os testes rápidos serão aplicados nas Unidades de Saúde da família (USFs) do Ponto Certo e Fonte da Caixa, nas UPAs da Gleba A e de Arembepe, e nos PAs Dr. Artur Sampaio, em Vila de Abrantes, e de Monte Gordo. “Quem definirá a necessidade ou não da aplicação do teste é o médico que fará a avaliação clínica do paciente. Importante deixar isso claro para não haja a interpretação de que basta ir à unidade e será feito o teste rápido. O mesmo será feito somente nas pessoas que atenderem os critérios pré-estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, afirma Luiz Duplat.

Nesta segunda e terça-feira acontece o treinamento dos profissionais que utilizarão este mecanismo de detecção do novo coronavírus. Os cinco mil testes rápidos aprovados para compra pelo prefeito Elinaldo Araújo estão no processo de chamamento público para que possa ser efetivada a aquisição do material.