Ações preventivas reforçam trabalhos da Operação Chuva

Ações preventivas reforçam trabalhos da Operação Chuva

Com a proximidade do período chuvoso, que historicamente acontece entre os meses de abril a julho na capital baiana, a Prefeitura de Camaçari se prepara e realiza ações de caráter preventivo, de socorro e assistencial, para atender todas as demandas e dar as respostas aos cidadãos com mais celeridade. Para tanto, os trabalhos da Operação Chuva foram iniciados, de forma cautelosa, no mês de março, com algumas ações já realizadas pela Defesa Civil, coordenação ligada a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) e pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

O objetivo é preparar, de forma mais completa e organizada, o município para enfrentar o período chuvoso, a fim de eliminar ou minimizar os efeitos causados pelas precipitações atmosféricas.

De acordo com Filipe Montenegro, responsável pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Camaçari (Compdec), o setor está com a estrutura alinhada para atuar de forma mais incisiva. “Todas as equipes estão de prontidão e vamos seguir nas ruas ininterruptamente para minimizar os efeitos das chuvas em nossa cidade”, afirmou Filipe, acrescentando que a Defesa Civil atua em esquema de plantão 24h para que as respostas relacionadas à chuva sejam ainda mais rápidas nos momentos mais críticos.

Segundo técnicos da Seinfra, as ações no decorrer do ano são essenciais para que, no período das chuvas mais intensas, os transtornos sejam menores. Desse modo, a pasta intensificou os trabalhos, com a adoção de ações que envolvem limpeza de canais e córregos (macrodrenagem); manutenção preventiva da rede de microdrenagem, especialmente a limpeza de bueiros do sistema de águas pluviais; vistoria e poda ou erradicação de árvores sob risco de tombamento; e remoção de materiais de construção e resíduos de obras dispostos indevidamente nas vias públicas.

Além disso, realizam limpeza de encostas e remoção de lixo acumulado; drenagem superficial de águas lançadas nas encostas; manutenção e recuperação da pavimentação asfáltica (tapa-buracos); limpeza e remoção de areia, sedimentos e outros detritos acumulados em rio; construção de pontes; e limpa fossa.

Além dos trabalhos que são realizados por meio de maquinário e manualmente, a administração, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), dá suporte a população vítima de possível calamidade, com a concessão de auxílio colchão e cobertor, auxílio aluguel e cestas básicas, conforme Lei Municipal número 1.554 de 28 de junho de 2018.

No campo educativo, a Defesa Civil fez diversas ações de orientação. Foram cursos, palestras e simulados de evacuação que foram feitos nas comunidades, a fim de preparar os moradores para períodos de chuvas intensas.

Agentes da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) também estão de prontidão e, quando acionados, realizam a identificação dos principais pontos de alagamentos, interdição de vias e reordenamento do trânsito.

Ao todo, diversas secretarias do governo estão envolvidas na Operação Chuva e todos estão a postos para atender qualquer eventualidade. Em caso de emergência, os moradores podem fazer contato com as secretarias municipais.

Confira a lista de telefones úteis:

Defesa Civil (Responsável Filipe Montenegro) – 199, telefone fixo (71) 3622-7755, ou ainda o celular do coordenador do órgão (71) 98113-0178.

Sesp – Coordenação de Limpeza Urbana (Responsável Euloir) – (71) 99119-8048

Seinfra – (71) 3644-9706 ou 3644-9730 para solicitações de serviço e (75) 99710-1000 para limpa fossa, apenas para a sede do município.

Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambientedur – Superintendência de Fiscalização (Responsável: o superintendente Pedro Arcanjo) – (71) 98844-0582 / Coordenação de Fiscalização do Uso do Solo (Responsável: Uzias Marcelino) – (71) 99984-7346.

STT – (71) 3622-7798.

Sedes – Cadastro Único/Bolsa Família – 98300-5763 (Via Whatsapp); Gerência de Benefícios Eventuais – 98290-7433 (Via whatsapp); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) – 98315-1351 (Via Whatsapp).

Para saber o contato do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e os bairros atendidos por cada um deles, basta clicar neste link.