Edital contempla propostas artísticas e culturais em Camaçari

Edital contempla propostas artísticas e culturais em Camaçari

Em breve, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Cultura (Secult), e o Conselho Municipal de Cultura de Camaçari (CMCC) lançarão um edital emergencial para seleção de propostas artísticas e culturais no valor total de R$ 360 mil. A iniciativa tem por objetivo fomentar propostas de apresentação, formação ou outros conteúdos que possam ser executados e transmitidos por audiovisual, além de apresentações presenciais que serão realizadas após o término do Estado de Emergência em Saúde Pública em Camaçari.

A secretária da Cultura, Márcia Tude, falou sobre a proposta do documento. “O edital tem sido esperado pela sociedade artística local. Todos os artistas contemplados em diversos segmentos, instituídos pela lei do Fundo de Cultura, serão beneficiados antes das apresentações. Então, acho que é uma conquista muito grande do Conselho de Cultura, que foi mentor do edital junto com a Secult, e chegamos nesse entendimento que é muito importante liberar esses R$ 360 mil do Fundo de Cultura para o auxílio emergencial aos artistas que alegram a nossa vida”.

Já o presidente do Conselho de Cultura, Luciel Neto, explicou como foi a construção do edital. “Foi aprovado ontem (5/5) em reunião ordinária pelo CMCC um festival emergencial para os artistas de Camaçari. Foi um projeto escrito a diversas mãos, tendo os conselheiros como participantes dessa comissão. Agradecemos aos conselheiros pelo empenho, na questão desse edital, que agora será enviado pela Secult para a Procuradoria e Controladoria, e esperamos que até o dia 20 de maio tenha sido publicado no Diário Oficial do Município e nós já tenhamos iniciado as inscrições. Vamos tentar, pelo menos, minimizar as dificuldades dos artistas da terra”.

Poderão ser inscritas propostas em que o proponente execute individualmente em dois eixos: o primeiro, de conteúdo individual transmitidas por meio audiovisual, que inclui apresentações de artes cênicas, musicais e formação técnico-cultural; e o segundo, com sugestões artísticas com, no mínimo três integrantes, a serem executadas de forma presencial, que contempla apresentações cênicas, manifestações das culturas populares e tradicionais e formação técnico-cultural.

Os projetos deverão ser voltados tanto para o público adulto quanto infantil e infantojuvenil. Essas linguagens ou segmentos tiveram suas atividades diretamente impactadas pelas medidas de distanciamento social adotadas no período vigente, por isso, e de modo a assegurar o direito à cultura, previsto na Constituição Federal, promove-se a ampliação do acesso a bens e serviços culturais em Camaçari. A Secult promove a realização de chamamentos públicos, editais e credenciamentos, visando democratizar e descentralizar o acesso à cultura e aos bens culturais.

Em caso de dúvidas, as pessoas já podem entrar em contato através dos diversos canais de atendimento, como os e-mails da secretaria da cultura Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; o endereço eletrônico do Mapa Cultural http://camacari.ba.mapas.cultura.gov.br/, bem como do Portal da Cultura https://secult.camacari.ba.gov.br/, além do Instagram @secultcamacari ou ainda por meio do número (71) 9.9981-7918, que também pode ser contactado pelo WhatsApp.