Fiscalização em bairros de Camaçari é mantida durante o fim de semana

Fiscalização em bairros de Camaçari é mantida durante o fim de semana

Neste domingo (24/5), a Prefeitura de Camaçari deu continuidade ao trabalho de fiscalização nos bairros da sede e da costa do município, com o intuito de garantir o cumprimento das medidas instituídas por meio de decretos para combater a disseminação do novo coronavírus. A ação conjunta, executada por agentes da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) e da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), com apoio de uma guarnição do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), resultou em abordagens para conscientização e orientação nos estabelecimentos comerciais considerados não essenciais.

As equipes dedicaram a tarde do domingo ao trabalho de fiscalização, seguindo pelas ruas da cidade, com foco nos bairros que concentram maior quantidade de denúncia sobre funcionamento irregular de estabelecimentos comerciais sem autorização. Localidades como Gleba E, Gleba H, Lama Preta, Phoc I, Jardim Limoeiro, Triângulo e Alto da Cruz foram cenários da ação e vários comerciantes foram orientados sobre os perigos de descumprir as determinações decretadas pelo governo municipal.

O fiscal de Uso do Solo e Meio Ambiente da Sedur, Arnaldo Pereira, explicou que este é um trabalho contínuo e que a receptividade da população tem sido positiva. “Essa é a continuidade de uma ação que foi iniciada há mais de 60 dias. Essas abordagens não têm caráter punitivo, mas instrutivo e de conscientização. O público tem nos recebido com tranquilidade e aceitado as recomendações sem muitos questionamentos ou resistência, pois eles logo reconhecem que essa proteção é necessária”, revelou o fiscal.

Importante parceiro na efetivação da fiscalização, a Polícia Militar da Bahia tem contribuído consideravelmente e frequentemente com a prefeitura. Sargento no 12º BPM, Gilvan Freitas reforçou o apelo para que a comunidade se una no enfrentamento à propagação da Covid-19. “Cada um deve fazer a sua parte. O ideal é que todos fiquem em casa, mas se for preciso sair, que se protejam e façam uso da máscara, lavem as mãos com sabão frequentemente, e usem o álcool em gel”, orientou.

Para impedir a proliferação do novo coronavírus, apenas as empresas que prestam serviços essenciais, como mercados, farmácias, bancos, lotéricas, entre outros, estão autorizadas a funcionar, contanto que sejam observadas as medidas de segurança. A prefeitura ressalta que as ações de fiscalização são contínuas e em casos de descumprimento das medidas, o cidadão pode fazer denúncia por meio do canal “Alô Sedur”, através do 0800 284 6734, das 8h às 23h, em qualquer dia da semana.