Fato Verdade

INSS registra quase meio milhão de contestações por descontos suspeitos em benefícios

INSS registra quase meio milhão de contestações por descontos suspeitos em benefícios

No primeiro dia de contestação oficial, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebeu 480.660 acessos de beneficiários que identificaram descontos em seus pagamentos mensais até as 16h desta quarta-feira (14).

Desses, 473.940 declararam não reconhecer o vínculo com as entidades responsáveis pelos débitos, o que representa 98,6% dos casos. Outros 6.720 acessaram o sistema, mas não finalizaram o pedido de reembolso.

A mobilização ocorre após operação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União, que revelou um esquema de descontos fraudulentos em benefícios do INSS.

Segundo o presidente do instituto, Gilberto Waller, e o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, que participaram de coletiva de imprensa, 41 associações foram questionadas pelos segurados. Isso representa a totalidade das entidades cadastradas no sistema. O INSS enviou ofício a todas elas exigindo comprovação dos vínculos declarados — o prazo para resposta é de 15 dias úteis.

Caso não consigam justificar os débitos, as associações terão de devolver os valores. “Esse pagamento não vai para a conta do segurado, vai para o Tesouro e o INSS vai ressarcir em folha”, explicou Waller. Ele ainda alertou os beneficiários: “Não informe nada a ninguém, não assine nada, não dê qualquer tipo de informação”.

Além disso, a plataforma “Meu INSS”, que agora conta com uma seção específica para contestar os descontos, foi acessada 1,6 milhão de vezes nesta quarta-feira.

No entanto, 738 mil usuários não apresentavam qualquer desconto ativo, o que levou o presidente do INSS a pedir cautela: “Estamos atendendo pessoas que sofreram fraudes, então, curiosos, não acessem o sistema, isso vai dificultar ainda mais esse acesso”.

Na terça-feira (13), o INSS notificou cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas que tiveram descontos nos últimos cinco anos e que, portanto, podem ter sido atingidos pela fraude. Agora, os que se sentirem lesados já podem formalizar a contestação pelo aplicativo.

Waller reforçou que o processo seguirá aberto indefinidamente. “Esse pedido não tem prazo para terminar. Nenhuma comunidade vai ser alojada ou retirada desse procedimento”, garantiu. O objetivo do governo é identificar todas as vítimas do esquema e iniciar o processo de restituição dos valores indevidamente cobrados.

(Foto: EBC; Fonte: G1)

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *