
A cebola foi a grande ‘vilã’ dos preços em 2022 – alta passou dos 130%. Já o item que teve a menor variação foi a gasolina, com queda de mais de 25%. Preço da cebola
Reprodução/Divulgação
A cebola foi a grande “vilã” dos preços em 2022, de acordo com dados da inflação oficial (IPCA) divulgados pelo IBGE nesta terça-feira (10). A alta passou dos 130% no ano passado. Já o item que mais caiu de preço foi a gasolina, com queda de mais de 25%.
Entre os itens que mais subiram, 35 fazem parte do grupo Alimentos e Bebidas, que mais pesou na inflação acumulada de 2022 (leia mais abaixo).
Já entre os itens que mais recuaram, lideram a lista os combustíveis gasolina e etanol e a energia elétrica. Eles fazem parte dos grupo Transportes, que teve o maior impacto negativo no indicador, e Habitação, que ficou estável. Nessa lista, o número de itens que são alimentos e bebidas é menor: 26.
Veja abaixo a lista dos 50 itens que mais subiram e mais recuaram no ano de 2022:
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador considerado a inflação oficial do país, acelerou para 0,62% em dezembro, acima da alta de 0,41% em novembro. Com isso, o país fechou o ano com inflação acumulada de 5,79%, acima da meta definida pelo governo, apontam os dados divulgados nesta terça-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


