Em alusão ao Outubro Rosa – mês dedicado à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama –, o Instituto de Seguridade do Servidor Municipal (ISSM), em parceria com o Centro de Convivência do Idoso e da Família (CCIF), promoveu a palestra “Câncer de Mama em Mulheres Idosas”. O encontro, realizado na quinta-feira (23), na sede do CCIF, no bairro Gleba C, reuniu cerca de 50 mulheres em um momento de escuta, acolhimento e troca de experiências, reforçando a importância do cuidado integral e contínuo com a saúde.
A atividade, que integrou a programação do Outubro Rosa, foi conduzida pela assistente social e sanitarista Maria Thereza Damasceno, mestre em Políticas Públicas e servidora da Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau). Durante a palestra, a profissional destacou que o câncer de mama é a principal causa de morte pela doença entre mulheres no Brasil, atingindo, de forma significativa, aquelas com mais de 70 anos. “Esse dado é pouco divulgado e, infelizmente, as campanhas preventivas costumam se concentrar no público entre 25 e 69 anos. É preciso lembrar que o envelhecimento populacional é uma realidade. Em 2060, teremos mais idosos do que adolescentes e precisamos cuidar para que essas pessoas envelheçam com saúde e qualidade de vida”, pontuou.
Maria Thereza Damasceno reforçou, ainda, sobre a importância de romper paradigmas relacionados ao envelhecimento. “Precisamos nos amar e nos cuidar por toda a vida. Hoje, sabemos que é possível aos idosos chegarem aos 120 anos e queremos chegar com saúde e com capacidades funcionais, e é isso que devemos buscar”, completou.
Francisca Santiago, estagiária de Serviço Social do CCIF, ressaltou a relevância de ações presenciais voltadas ao público idoso. “É muito importante oferecer informações diretamente a esse público alvo, porque nem sempre é possível tirar dúvidas quando recebem alguma informação pela televisão ou pelo celular. Aqui, podem conversar, perguntar e se sentir acolhidas. Isso faz com que procurem mais o médico e cuidem melhor da saúde”, afirmou.
O CCIF funciona de terça a quinta-feira, com atividades voltadas ao público da terceira idade, promovendo bem-estar, socialização e qualidade de vida.


