Dirigentes, conselheiros e servidores do ISSM participaram do curso de capacitação em investimentos avançados nos dias 7 e 8 de dezembro, na sala de reunião da Procuradoria-Geral do Município (PGM). A capacitação foi ministrada pelo professor Álvaro da Luz, da SMI Educação, e abordou tópicos avançados na área de investimentos, como Teoria Moderna das Carteiras, Teoria de Markowitz, Teorema da Separação, Asset-Liability Management e índices de benchmark.
O curso é um preparatório para a prova de certificação do gestor de recursos do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e dos membros do Comitê de Investimentos, uma exigência da Secretaria de Previdência, do Governo Federal, com o objetivo de ampliar a profissionalização da gestão dos RPPSs.
Atualmente, todos os membros são certificados, mas com a Portaria SPREV/ME n.º 9.907/2020, passou a ser exigida um novo reconhecimento. Até abril de 2024, um membro do Comitê de Investimentos deve apresentar a certificação no nível avançado e os demais, no nível intermediário, sendo o aproveitamento mínimo para a aprovação, de 70% de um total de 80 e 70 questões, respectivamente. A portaria prevê, ainda, a certificação obrigatória dos dirigentes do RPPS e dos membros dos conselhos Administrativo e Fiscal.
“Além de cumprir uma exigência da Secretaria de Previdência, a certificação dos membros do Comitê de Investimentos é fundamental para a melhor gestão do patrimônio do instituto, garantindo a sustentabilidade do Regime Próprio de Camaçari e o pagamento dos benefícios atuais e futuros”, ressaltou o diretor-superintendente e membro nato do comitê, Pedro Guimarães.
“O constante aperfeiçoamento é essencial para atuar no Comitê de Investimentos, uma vez que o mercado financeiro está sujeito a mudanças e influências de diversos fatores. Por isso, as decisões precisam ser tomadas rapidamente, de forma criteriosa e assertiva”, pontuou a contadora Milena Tavares, membro titular do comitê.
O presidente do Comitê de Investimentos, Carlos Henrique da Rocha, também compartilha do mesmo pensamento. “O trabalho do comitê é buscar as melhores opções para alcançar a meta atuarial do instituto, obedecendo às disposições da Política de Investimentos e a legislação que regulamenta os regimes próprios de previdência”.
O Comitê de Investimentos é composto, ainda, pelos servidores Diego Magalhães (titular) e Diego Silva (suplente) e pelo diretor de Administração e Finanças (membro nato), Ernâni Sena.