Fato Verdade

Jantar em Salvador reforça articulação por Jorge Messias

Jantar em Salvador reforça articulação por Jorge Messias

Foto: Daniel Estevão/AscomAGU

O advogado-geral da União, Jorge Messias, jantou anteontem com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Otto Alencar (PSD), em Salvador. O encontro ocorreu em um restaurante da capital baiana e foi confirmado pelo próprio senador à CNN, em meio ao avanço das articulações políticas em torno da indicação de Messias para uma vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF).

Questionado sobre o teor da conversa, Otto Alencar adotou um tom descontraído e afirmou que discutia com Messias, que é evangélico, o livro “Quando Nosso Mundo se Tornou Cristão”, do historiador francês Paul Veyne. Apesar da brincadeira, o jantar ocorre em um momento sensível da tramitação política da indicação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que depende diretamente da CCJ do Senado para avançar.

Otto não cravou uma data para a sabatina de Jorge Messias na comissão, explicando que o processo ainda depende do envio da mensagem presidencial ao Congresso Nacional. “Tem o tempo de o presidente [Lula] mandar [a mensagem presidencial] para Davi [Alcolumbre] e depois mandar para CCJ. Não imagino quando”, disse o senador, segundo o canal. Lula já sinalizou que deve encaminhar oficialmente a indicação ao Senado no mês de fevereiro.

Somente após o envio do documento é que o Senado pode marcar a sabatina do indicado, etapa obrigatória antes da votação no plenário. Além da indicação de Jorge Messias ao STF, o presidente Lula também deve encaminhar, no mesmo período, a mensagem com a indicação da desembargadora Margareth Rodrigues Costa, do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, para uma vaga no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Messias foi indicado por Lula para o Supremo em novembro do ano passado, mas o presidente optou por adiar o envio da mensagem ao Senado diante de recados de que a escolha enfrentava resistência entre senadores. O cálculo político levou o Palácio do Planalto a ganhar tempo para ampliar o diálogo e reduzir objeções à indicação do chefe da Advocacia-Geral da União.

Nos últimos meses, no entanto, o cenário passou a ser avaliado como mais favorável. Integrantes do entorno de Lula, senadores e ministros do STF consideram que as articulações avançaram e que as resistências diminuíram, abrindo espaço para que a indicação de Messias seja finalmente formalizada. Um dos primeiros sinais desse arrefecimento foi uma conversa telefônica entre Lula e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, ainda no fim do ano passado, quando o presidente agradeceu a aprovação do Orçamento de 2026.

Além da ligação, Lula e Alcolumbre também tiveram um jantar fora da agenda oficial no Palácio da Alvorada, residência da Presidência da República, em um gesto interpretado como uma tentativa de reaproximação política. Uma nova conversa entre os dois é aguardada ainda neste mês e é vista como decisiva para consolidar o apoio necessário à aprovação de Jorge Messias no Senado e destravar o envio da mensagem presidencial.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *