Fato Verdade

Jogos Escolares integram unidades da rede municipal de Camaçari

Jogos Escolares integram unidades da rede municipal de Camaçari



Comunidade escolar unida na torcida e em quadra, é assim que acontecem os Jogos Escolares da Rede Municipal de Camaçari 2025, que têm como uma das 15 modalidades, o futsal. Após 10 anos, a iniciativa foi retomada pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação (Seduc), e envolve estudantes de 7 a 16 anos, do Ensino Fundamental I e II e adultos dos serviços da Educação Inclusiva de 46 escolas do município.

Com equipes dividias por faixa etária, nesta quarta-feira (19), as disputas de futsal aconteceram na Cidade do Saber (CDS) e na Escola Municipal Anísio Teixeira. Arilson Bispo, que atua na Coordenação de Esporte Educacional da Seduc, destacou a importância da retomada das atividades. “É uma culminância, na verdade, daquilo que é feito na escola, como a educação física escolar é conduzida. É muito importante essa disputa, essa conexão entre as escolas do município, de ter essa relação com entretenimento, mas também de dedicação e de esforço, e de ter memória”, finalizou, pontuando que uma geração inteira saiu da rede sem participar da ação.

Na CDS, tiveram disputas de quatro unidades de ensino, uma delas a Escola Municipal Cleusa Maria de Carvalho Moreira, com duas equipes lideradas pelo professor de Educação Física, Cláudio Botelho da Silva. “O esporte é uma ferramenta para a educação. E temos valores, os jogos tem os valores de responsabilidade, honestidade, de caráter, então é muito importante que a Seduc tenha trazido os jogos de novo para o convívio da gente”, afirmou.

Aluno do Centro de Educação Municipal de Camaçari (CEMC), Carlos Vitor Conceição Costa, 16 anos, esteve em quadra e falou sobre os Jogos Escolares. “É bom para o desenvolvimento do corpo das pessoas. Tem jovens que não fazem muitas coisas. E também é bom para todas as escolas terem união”, disse o garoto.

Já na Escola Municipal Anísio Teixeira, os jogos aconteceram para estudantes mais novos, de sete unidades. “A ação dos Jogos Escolares é um ponto positivo dentro da escola, porque a educação passa para além do muro da unidade de ensino. Eles têm que ter essa vivência em relação a um combate com um adversário, e isso é para a vida, a vida é assim, a vida nos mostra isso. E nós precisamos estar lá, correr atrás, lutar pelo nosso objetivo. E isso aqui é tudo isso”, pontuou a professora Cidália Rodrigues, técnica do time da Escola Municipal Padre Paulo Maria Tonucci.

Outro time que disputou na unidade foi o da Escola Municipal Santa Maria, que entre os atletas teve o aluno do 6º ano, Miquéis Santos Carvalho, 10 anos. “Estou achando bom, o jogo está bem ‘pegado’ e nós vamos lutar para sair com essa vitória. Eu acho muito legal esse momento, porque futsal e futebol são os melhores esportes, o que mais gosto de jogar”, avaliou.

Os Jogos Escolares da Rede Municipal de Camaçari 2025 começaram no dia 17 de novembro e seguem até 9 de dezembro. De forma inédita, a edição realizará de maneira integrada as práticas esportivas, com estimativa de atender mais de 4.500 estudantes nas seguintes modalidades: futsal; handebol; voleibol misto; atletismo; baleado; xadrez; basquete; jogos eletrônicos (e-sports); tênis de mesa; dama; bocha; ginástica; dança; capoeira; corrida de rua.

Os Jogos acontecem prioritariamente na Cidade do Saber e no Centro Social Urbano (CSU), além de outras praças esportivas como o campo do Ponto Certo, e escolas da rede. O evento é de fundamental importância para o desenvolvimento pleno dos estudantes.

A ação conta com a parceria das secretarias de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), de Cultura (Secult) e de Saúde (Sesau), além da Superintendência de Trânsito e Transporte Público de Camaçari (STT).

Fotos: Juliano Sarraf

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *