Governo busca texto de consenso para evitar surpresa no Congresso
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne na manhã desta quinta-feira (7) com a Junta de Execução Orçamentária (JEO) – grupo de ministros que integram a equipe econômica do governo -, para fechar os últimos detalhes sobre o corte de gastos que deve ser anunciado em breve pelo Palácio do Planalto.
Participam da reunião, no Palácio do Planalto, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, da Casa Civil, Rui Costa, e as ministras do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e da Gestão e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Ester Dweck.
Nesta quarta-feira (6), Haddad disse que há um consenso dentro do governo sobre os cortes, mas que os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também devem ser ouvidos.
Um encontro com os presidentes do Legislativo, no entanto, ainda não foi agendado. Lira e Pacheco estão concentrados na agenda do P20 e ainda não conversaram sobre o tema com o chefe do Executivo.
Para o Planalto, o diálogo com o Legislativo, antes do anúncio das medidas, é importante porque elas serão enviadas ao Congresso como Proposta de Emenda a Constituição (PEC) e Projeto de Lei.
A semana foi marcada por reuniões para tratar do assunto. O ministro da Fazenda chegou a dizer que o anúncio deve ser feito ainda nesta semana. Mas integrantes do governo, a par da negociação, acreditam que pode ficar para a semana que vem.
Fonte: CNN Brasil