Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gravou na noite dessa quarta-feira (16) uma mensagem oficial, que deve ser exibida em rede nacional de rádio e TV na quinta (17), respondendo às tarifas impostas pelos Estados Unidos sob o governo de Donald Trump.
Veículos de imprensa diz que fontes ligadas ao Palácio do Planalto apontam que o conteúdo seguirá o mesmo viés da nota divulgada por Lula, na qual ele ressaltou ‘defesa’ intransigente da ‘soberania nacional’ e sinalizou aplicação do princípio da reciprocidade como resposta às sanções americanas.
Em suas redes sociais, o petista escreveu: “O Brasil é um país soberano com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém”. Essa frase foi citada como espinha dorsal do pronunciamento oficial.
Na terça (15), o Diário Oficial da União trouxe decreto assinado por Lula que regulamenta a chamada Lei da Reciprocidade Econômica — sancionada pelo Congresso em 2 de abril. A legislação estabelece um padrão de proporcionalidade para eventuais medidas que o Brasil poderá adotar em retaliação a barreiras comerciais aplicadas pelos EUA.
Principais pontos do pronunciamento
Reiteração da autonomia política e institucional brasileira;
Defesa da aplicação de sanções proporcionais contra tarifas americanas;
Enquadramento da Lei da Reciprocidade Econômica como base legal para ações retaliatórias oficiais.
(Foto: Palácio do Planalto; Fonte: CNN)