Fato Verdade

Lula participa de reunião de cúpula da Celac em Buenos Aires nesta terça

Lula participa de reunião de cúpula da Celac em Buenos Aires nesta terça

Evento faz parte da agenda do petista em Buenos Aires, na Argentina. Brasil deixou bloco em 2020, mas retornou este ano. Grupo é composto por países da região latino-americana e caribenha. Lula participa da reunião da cúpula da Celac, em Buenos Aires, nesta terça-feira (24)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta terça-feira (24) da 7ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Buenos Aires, na Argentina.
A Celac é um grupo composto por 33 países da região latino-americana e caribenha criado oficialmente em 2010.
O bloco busca a integração latino-americana e caribenha, além da coordenação política, econômica e social dos países. Entre as pautas estão temas como agricultura familiar, energia e meio ambiente.
O Brasil foi um dos responsáveis pela criação do grupo. No entanto, em 2020, durante o governo de Jair Bolsonaro, o país deixou a Celac (veja mais abaixo).
A participação na 7ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos marca o retorno do país ao grupo e é um dos compromissos da primeira viagem internacional de Lula desde que voltou à presidência (veja mais abaixo).
Em uma rede social, o presidente afirmou que pretende “retomar laços” e que “o Brasil está voltando ao cenário internacional e atuará pelo fortalecimento do Mercosul”.
Celac: entenda o que é o bloco de países que o Brasil pode voltar a integrar
Brasil e a Celac
A Celac foi estabelecida formalmente em fevereiro de 2010, em Cancún, no México. No entanto, dois anos antes, Lula, que na época ocupava a presidência, convocou a I Cúpula de Países da América Latina e Caribe (CALC).
O evento aconteceu em Costa do Sauípe, na Bahia, e foi o primeiro grande encontro com governos latino-americanos e caribenhos sem a participação dos Estados Unidos ou Europa.
Em 2020, o então presidente Jair Bolsonaro decidiu retirar o Brasil do grupo, por divergências políticas e ideológicas com Cuba e Venezuela.
A participação de Lula na cúpula nesta terça (24) marca o retorno do Brasil ao grupo. No início do mês, o Ministério das Relações Exteriores divulgou nota em que disse que informou, por todos os meios diplomáticos, a reincorporação do país em todas as instâncias da Celac.
Outras agendas
Lula desembarcou na Argentina neste domingo (22) e nesta segunda (23) se reuniu com o presidente e empresários do país.
Em seus discursos, o presidente brasileiro buscou reforçar a relação entre Brasil e Argentina.
Entre outros pontos, Lula:
afirmou que ele e empresários brasileiros estão interessados na conclusão da rede de tubulação para transporte de gás natural argentino;
disse que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) voltará a financiar projetos de desenvolvimento e engenharia em países vizinhos, e
pediu desculpas ao colega Alberto Fernández por ‘grosserias’ de Bolsonaro.
Lula diz que BNDES vai voltar a financiar projetos em países vizinhos
A previsão é que nesta terça (24), o presidente também participe de um encontro com o Presidente da República de Cuba, Miguel Díaz-Canel e se reúna com a Primeira-Ministra de Barbados, Mia Mottley.
Na próxima quarta-feira (25), Lula segue em viagem oficial para o Uruguai, onde se encontrará com o chefe do Executivo no país, Luis Alberto Lacalle Pou, receberá um prêmio pela sua atuação em defesa do Meio Ambiente, entregue pela Intendência da cidade, e encontrará o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *