Fato Verdade

Lula pede garantia de benefícios ao discutir cortes no orçamento de 2025

Lula pede garantia de benefícios ao discutir cortes no orçamento de 2025

Em reunião com ministros, presidente também cobrou atualização e rigor no combate a fraudes na Previdência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou preocupação com a garantia de benefícios para idosos e deficientes durante reunião com ministros no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (18), para tratar de questões orçamentárias.

O presidente também cobrou atualização e rigor no combate a fraudes na Previdência. Lula tem dito que é para “dar direito a quem tem direito”. Aperfeiçoamentos discutidos miram o controle de gastos e o uso de biometria pelo INSS.

Há uma força-tarefa de ministérios para rever benefícios sociais e detectar fraudes, o que o governo afirma que tem produzido resultados para desbaratar quadrilhas.

No monitoramento feito pelo INSS e pelo Ministério da Previdência foram mapeadas diversas irregularidades.

O governo também tem chamado pessoas para fazer a comprovação de necessidade de benefícios. Estão na mira aqueles que não preenchem mais os requisitos e continuam recebendo as beneficiações.

O pente fino ajudará a equipe econômica a compor o valor final do bloqueio de gastos, previsto inicialmente para R$ 25,9 bilhões.

Durante a tarde desta quinta-feira (18), haverá uma reunião da Junta Orçamentária para avaliar propostas discutidas nos últimos dias pela equipe econômica e pelos ministérios que lidam com programas sociais.

Na próxima segunda-feira (22), o governo irá divulgar o Relatório Bimestral de Receitas e Despesas. Até lá, novos anúncios devem ser segurados.

O governo tem até o dia 31 de agosto para enviar ao Congresso a Lei Orçamentária Anual, que estima as receitas e as despesas públicas para o próximo ano.

Ao voltar do encontro no Planalto nesta quinta-feira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o orçamento de 2025 já está com os limites distribuídos pelo Ministério do Planejamento.

“O que estamos fazendo é colocar os limites orçamentários nos termos do arcabouço fiscal, mas a divisão entre ministérios é algo que cabe mais ao Planejamento fazer”, afirmou.

Agenda com Lula
O encontro que ocorreu na manhã desta quinta contou com os ministros:

Fernando Haddad (Fazenda);
Rui Costa (Casa Civil);
Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública);
Carlos Lupi (Previdência Social);
Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos).
Além dos ministros, participaram também Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal, e o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto.

Fonte: CNN Brasil

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *