Presidente prometeu nova reunião para iniciar trabalhos de avaliação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou a criação de uma força-tarefa para acompanhar a situação de demarcação de terras de indígenas em Mato Grosso do Sul (MS), segundo relatos feitos à CNN por fontes do governo.
Lula recebeu uma delegação de dez indígenas guarani-kaiowá, neste sábado (10), para uma reunião. O presidente prometeu uma reunião, nos próximos dias, para iniciar os trabalhos de avaliação.
Participantes do encontro relataram à CNN que Lula afirmou ter compromisso com a demarcação de terras para povos originários, desde o primeiro mandato, e que pretende resolver a situação em Mato Grosso do Sul até o fim do atual mandato.
O presidente ainda ouviu os relatos de violência contra os indígenas do estado. Um ataque em Douradina (MS) deixou ao menos dez indígenas feridos no início do mês.
No fim de julho, durante uma visita a Corumbá (MS) para verificar a situação dos incêndios no Pantanal, Lula já havia tido um breve encontro com indígenas do estado. Foi lá, que o petista pediu para que as lideranças fossem a Brasília para uma reunião.
Ao todo, em Mato Grosso do Sul, são 96 terras que os guarani-kaiowá querem demarcação, em diferentes estágios. Ao menos 13 estão em estudo para determinação do território e outras 51 são reivindicadas.
Fonte: CNN Brasil