Fato Verdade

Manifestantes no Irã dizem que foram cegados de propósito pela polícia

Manifestantes no Irã dizem que foram cegados de propósito pela polícia

BBC identificou dezenas de iranianos que perderam a visão de um dos olhos após serem alvejados no rosto – intencionalmente, segundo eles – por forças policiais. Centenas de manifestantes no Irã dizem ter sido alvejados intencionalmente nos olhos por forças de segurança, em meio à dura repressão à atual onda de protestos no país.
A BBC identificou dezenas de pessoas que perderam a visão de um dos olhos depois de levarem tiros de balas de borracha, de paintball ou de chumbo durante os protestos. Alguns têm ido a público nas redes sociais, para denunciar o uso da força pelas forças de segurança iranianas.
“Você (policial) mirou contra os meus olhos, mas meu coração ainda bate”, escreveu no Instagram a estudante Elahe Tavokolian, que conta ter sido atingida durante protestos na cidade de Mashhad, em setembro.
Ela perdeu a visão do olho direito. “Obrigada por tirar a visão do meu olho, algo que abriu os olhos de tanta gente. A luz dentro do meu coração e a esperança por dias melhores vão me manter sorrindo.”
O número total de manifestantes feridos nos olhos é desconhecido, porque muitos temem buscar tratamento hospitalar – já que de lá podem ser detidos pela polícia.
Mas centenas de oftalmologistas iranianos escreveram uma carta às autoridades, pedindo atenção ao problema e dizendo que as vítimas ficarão marcadas para sempre.
Mas o comandante da polícia antiprotestos do Irã, general-brigadeiro Hassan Karami, negou recentemente a alegação de que os policiais estejam alvejando as pessoas no rosto. Ele disse que isso é uma “propaganda” falsa.
O Irã vive meses de amplos protestos, desde a morte da jovem Mahsa Amini, que faleceu sob custódia da polícia após ter sido detida por supostamente usar o véu islâmico do jeito errado.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *