Tyre Nichols sofreu diversos ferimentos no dia 7 de janeiro, quando foi parado pelos policias, e morreu no hospital três dias depois. Vídeo mostra homem negro sendo espancado por policiais nos EUA
Após a divulgação de um vídeo em que policiais agridem brutalmente um homem negro em Memphis, Tennesse, manifestantes se reúnem em diversas locais dos Estados Unidos para protestar contra a violência policial.
Tyre Nichols, de 29 anos, foi parado por cinco policiais no último dia 7 de janeiro enquanto dirigia, sob alegação de “direção imprudente”. Vídeos registrados pelas câmeras nos uniformes dos ex-policiais mostram que Nichols sofreu diversas agressões. Ele foi encaminhado ao hospital com diversos ferimentos e três dias depois, em 10 de janeiro, morreu.
LEIA MAIS
ENTENDA: policiais dos EUA espancam homem negro
Cinco ex-policiais da cidade de Memphis, nos EUA, são presos por morte de motorista
Os registros apareceram pela primeira vez nesta sexta-feira (27). Após a divulgação, um grupo de manifestantes se reuniu em Memphis com gritos de “sem justiça, sem paz” e outras dezenas marcham em protesto em uma rodovia da região, segundo a Reuters.
A agência de notícias também apontas que os protestos acontecem em outras cidades, incluindo Nova York, Atlanta e Washington D.C., mas as manifestações se mantém pacíficas até o momento.
As primeiras pessoas a assistirem aos vídeos foram os familiares de Nichols. Em entrevista à mídia internacional, a mãe da vítima, RowVaughn Wells, afirmou: “nenhuma mãe deveria passar pelo que estou passando agora, nenhuma mãe (deveria) perder seu filho da maneira violenta como perdi meu filho”.
Já a chefe da polícia de Memphis, Cerelyn Davis, pontuou que “os atos desafiam a humanidade”.
A família de Nichols e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden – que conversou com a mãe e o padrasto da vítima -, pediram que os protestos permaneçam pacíficos. Apesar do apelo, as escolas fecharam mais cedo nesta sexta e os eventos marcados para a manhã deste sábado (28) foram cancelados, informa a Reuters.
Os cinco policiais envolvidos no caso, todos negros, foram acusados de assassinato em segundo grau, agressão, sequestro, má conduta e opressão pelo episódio que terminou com a morte de Nichols. Quatro deles pagaram fiança e foram soltos.
Demetrius Haley, Desmond Mills, Jr., Emmitt Martin III, Justin Smith e Tadarrius Bean, policiais que foram presos em Memphis
Reuters
Cronologia do caso
Veja abaixo uma cronologia do caso de Tyre Nichols:
7 de janeiro: Os policiais param Nichols sob suspeita de direção imprudente por volta das 20h30. Em um comunicado, a polícia disse que houve uma discussão, Nichols fugiu a pé, foi perseguido por policiais e outra discussão ocorreu. Posteriormente, Nichols “queixou-se de falta de ar”, disse o comunicado. Uma ambulância foi chamada, e Nichols foi levado para o hospital.
8 de janeiro: O promotor distrital do condado de Shelby, Steve Mulroy, pede para que a agência de investigação do estado conduza uma investigação sobre uso da força na prisão.
10 de janeiro: Nichols morre.
14 de janeiro: A família de Nichols realiza um evento memorial no qual exibe uma fotografia de Nichols que o mostra entubado e com o rosto espancado. Há um protesto em frente a uma delegacia de polícia.
16 de janeiro: A família contrata o advogado de direitos civis Ben Crump, conhecido por representar famílias em alguns dos casos mais difíceis dos EUA. Crump pede a divulgação do vídeo do encontro de Nichols capturado pelas câmeras de vídeo dos uniformes dos policiais e pelas câmeras do painel do veículo.
20 de janeiro: O Departamento de Polícia de Memphis demite os cinco policiais envolvidos.
23 de janeiro: Crump e a família de Nichols assistem ao vídeo da polícia. Crump diz mais tarde que o lembrou do vídeo da surra de Rodney King, um caso histórico do começo dos anos 1990.
24 de janeiro: A cidade de Memphis anunciou que dois bombeiros envolvidos no incidente foram dispensados de suas funções enquanto se aguarda uma investigação interna.
25 de janeiro: A chefe da polícia de Memphis, Cerelyn Davis, divulga uma declaração em vídeo chamando o tratamento de Nichols de “falta de humanidade básica”.
26 de janeiro: Os cinco policiais são acusados de assassinato em segundo grau.
27 de janeiro: O vídeo do incidente feito pela polícia é divulgado ao público.
Outros incidentes
Os Estados Unidos vivem uma série de casos de violência policial que termina com a morte de pessoas negras e outras minorias. A população reage com protestos contra o racismo sistêmico no sistema de policiamento e de Justiça.
Houve protestos após o assassinato, em maio de 2020, de George Floyd, um homem negro que morreu depois que um policial branco de Minneapolis se ajoelhou em seu pescoço por mais de 9 minutos.
