Fato Verdade

Museu UNICA recebeu mais de 1.800 visitas em 2022

Museu UNICA recebeu mais de 1.800 visitas em 2022

“Um ótimo passeio para as pessoas experimentarem. Aprendi coisas que não aprenderia no dia-a-dia”, foi o que afirmou Rudson Lima, 15 anos, um dos 32 alunos do 8º e 9º anos da Escola Municipal Professora Lídia Coelho Pinto, em Arembepe, que visitaram o Museu de Ciência e Tecnologia UNICA – Universo da Criança e do Adolescente nesta terça-feira (13/12). Ao todo, 551 pessoas conheceram o espaço entre os dias 9 de novembro e 13 de dezembro. Desde a abertura da nova temporada do equipamento, em 20 de julho, foram totalizados 1.848 visitantes.

Raiana Naira de Carvalho, 16 anos, também esteve no espaço e aprovou o passeio. “Bem legal. Várias coisas diferentes”, avaliou a estudante, ao acrescentar que o experimento que mais gostou foi o girotec, que possui a capacidade de simular a ausência da força da gravidade.

O UNICA fica instalado na Cidade do Saber e é ideal para os amantes da ciência, além de servir para que estudantes possam descomplicar e ver de forma prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula. O acervo conta ainda com um memorial do Polo Industrial de Camaçari.

O equipamento, que é administrado pela prefeitura, através da Secretaria da Cultura (Secult), ocupa uma área de 300 metros quadrados (m²), contando com cerca de 40 experimentos de eletricidade, magnetismo, óptica, ondas, mecânica, energia e quadros de ilusão de óptica. As visitas são guiadas por mediadores, com a proposta pedagógica de ofertar ferramentas interativas no contexto da ciência e tecnologia e, de forma lúdica, colaborar com aprendizagens dos conteúdos formais aplicados em sala de aula. A visitação é recomendada para pessoas com idade a partir de 7 anos.

O agendamento da visita ao equipamento deve ser feito através do e-mail: agendamento.unica@camacari.ba.gov.br, com, no mínimo, 30 dias de antecedência. O grupo precisa ter, ao menos, 10 pessoas, sejam instituições ou a população de uma forma geral. O acolhimento dos visitantes acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h, devendo chegar com 15 minutos de antecedência e apresentar a confirmação do agendamento no dia. É orientado para o acesso ao local, a lavagem das mãos e o uso de álcool em gel. Não é permitido entrar no local com bolsas, mochilas e qualquer tipo de alimento.

A taxa de visitação custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), que é voltada para estudantes da rede privada e universitários. A entrada é gratuita para grupos provenientes de escolas públicas e de instituições sociais sem fins lucrativos; professores, coordenadores, diretores, supervisores, quadro de apoio de escolas públicas federais, estaduais ou municipais e de instituições privadas.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *